Ibovespa dispara em dia marcado por expectativa com estímulos dos EUA

Anúncio de plano trilionário é aguardado para a noite de hoje (14)

1

O Ibovespa encerrou a sessão desta quinta-feira (14) com alta firme de 1,27%. Dessa forma, chegou aos 123.480,52 pontos. Aliás, este é o segundo maior nível de fechamento do principal índice acionário da bolsa brasileira, ficando atrás apenas do registrado na última sexta-feira (8). Neste dia, o Ibovespa superou os 125 mil pontos, numa sessão que registrou forte avanço de 2,20% do índice.

Hoje, o principal fator que puxou o resultado para cima foi a expectativa em relação ao pacote de estímulos do governo dos Estados Unidos à economia do país. A saber, o anúncio de plano trilionário é aguardado para a noite de hoje. Em resumo, o presidente eleito, Joe Biden, deve divulgá-lo, propondo um aumento de US$ 2 trilhões. O objetivo dos gastos é ampliar o pagamento de trabalhadores, bem como ajudar governos locais e estaduais.

Dessa forma, com a expectativa nas alturas para uma enxurrada de dólares em circulação nos mercados, os ânimos dos investidores continuam bem alto. Além disso, países de todo o mundo aplicam políticas de juros baixíssimos e, em alguns casos, até negativos, devido à crise da Covid-19. Ou seja, o momento atual, apesar dos riscos em torno da pandemia, oferece possibilidades de ganhos altíssimos, o que faz investidores deixarem um pouco de lado as notícias negativas sobre o coronavírus.

 

Veja as principais variações do dia no Ibovespa

Das 81 ações que compõem a carteira do Ibovespa, 61 registraram alta. Ao todo, movimentaram R$ 23,4 bilhões entre compras e vendas. A propósito, a liberação de mais dólares em circulação enfraquece a moeda americana. E essa foi a principal razão das maiores altas de hoje. A queda do dólar beneficiou empresas que possuem a maior parte de seus custos e dívidas na moeda norte-americana.

Assim, o top cinco ficou: Embraer ON (7,93%), Azul PN (7,48%), CVC ON (6,01%), Yduqs ON (5,21%) e Gol PN (4,88%). Nesse caso, vale ressaltar o quanto as empresas de viagens e turismo foram beneficiadas no dia. Isso mostra que a expectativa em torno do início da vacinação no Brasil também impactou nas ações do Ibovespa hoje.

Por outro lado, as maiores quedas percentuais vieram de: PetroRio ON (-1,89%), Grupo P. Açúcar ON (-1,46%), Eneva ON (-1,11%), Magazine Luiza ON (-1,00%) e Natura & Co ON (-0,96%).

 

LEIA MAIS

Setor de serviços deve encerrar 2020 com queda de 8%, projeta CNC

Bolsas da Europa fecham em alta com atenção voltada aos Estados Unidos

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Ibovespa dispara em dia marcado por expectativa com estímulos dos EUA […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.