Mesmo devendo o pagamento de salário e rescisão de centenas de colaboradores demitidos, o Hurb, empresa digital de viagens, continua realizando a comercialização de pacotes de viagens. O Hurb entrou em grave crise financeira após não conseguir honrar com milhares de pacotes de viagens vendidos a um preço muito abaixo da médica praticada pelo mercado de turismo. Além disso, milhares de clientes que decidiram cancelar seus pacotes após seguidos atrasos também não conseguiram reaver o dinheiro.
Há alguns meses, a justiça havia proibido a empresa de comercializar os pacotes de viagens com data flexível, considerado o pivô da crise financeira do Hurb. Contudo, a empresa iniciou a comercialização de uma nova modalidade, chamado de pacote de viagens com data fixa. Tais pacotes já possuem a data definida no momento da compra e, com isso, não vai contra a decisão judicial.
O Hurb ainda não realizou o pagamento dos funcionários demitidos em massa. Conforme mencionado anteriormente, entre os débitos estão incluídos multa, rescisão de contrato e duas parcelas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Segundo Wadih Damous, secretário nacional do Consumidor, o não pagamento dos funcionários demitidos é um mau sinal sobre a situação financeira da empresa.
“Esse episódio só demonstra que o Hurb não consegue honrar seus compromissos. Não honra seus compromissos com seus clientes e agora não honra obrigações com seus ex-empregados” disse Wadih. Ele destaca que o problema com ex-funcionários não diz respeito à Senacon.
Na opinião de Igor Britto, diretor de relações institucionais do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a Senacon deveria suspender as vendas na plataforma. Para tal, será necessário comprovar que as queixas realizadas pelos consumidores e fornecedores lesados tenham sido mantidas ao longo dos meses. Segundo ele, “se a empresa está em uma crise e dando esses sinais, ela deveria pedir recuperação judicial”.
Sempre que é procurada para se explicar em problemas, o Hurb emite uma nota afirmando que as questões foram mapeadas e vem sendo sanadas. Contudo, o número de reclamações não parou de crescer nos últimos meses. Atualmente, a empresa ocupa o lugar de empresas que menos resolve problemas no Reclame Aqui e é frequentemente alvo de menções negativas em suas redes sociais.
Ainda segundo a empresa, para resolver os problemas ela venha realizando negociações diretas com cada parceiro da rede hoteleira. Além disso, vem diversificando de portfólio de produtos para atender as necessidades dos clientes. Por fim, eles afirmam que estão compromissados com a realização das viagens compradas em sua plataforma e vem atuando para normalizar suas operações.
Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…