Huck e Leite se reúnem para discutir aliança em 2022

O apresentador e o governador do Rio Grande do Sul almejam o posto de presidenciável; Huck e Leite assinaram manifesto em conjunto

4

O apresentador de televisão, Luciano Huck, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tiveram um encontro na noite da última quarta-feira (14) para discutir sobre as eleições de 2022.

Dois dos seis presidenciáveis de oposição a Jair Bolsonaro que lançaram um manifesto pró-democracia se encontraram na cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

A conversa é mais um passo na direção de uma possível aliança eleitoral de nomes da direita à centro-esquerda que tentam evitar a polarização entre o presidente Bolsonaro e o ex-presidente Lula.

“Manifesto pela democracia”

Além da dupla, o grupo que busca algum tipo de união para a corrida presidencial de 2022 inclui Ciro Gomes, João Doria, Luiz Henrique Mandetta e João Amoêdo.

O sexteto acumula divergências e conflitos do passado, mas converge na resistência a uma possível polaridade entre Bolsonaro e Lula na próxima disputa presidencial.

No dia 31 de março, quando o golpe que instaurou a ditadura militar (1964-1985) completou 57 anos, os seis postulantes assinaram o “Manifesto pela Consciência Democrática“.

Eles afirmaram no texto, em recado indireto ao presidente Jair Bolsonaro, que a democracia está ameaçada e sugeriram uma soma de forças para defendê-la:

“Homens e mulheres desse país que apreciam a liberdade, sejam civis ou militares, independentemente de filiação partidária, cor, religião, gênero e origem, devem estar unidos pela defesa da consciência democrática. Vamos defender o Brasil”, cita o trecho final do documento.

Essa foi também a primeira vez em que Luciano Huck se colocou indiretamente na condição de presidenciável para o pleito do ano que vem, algo que evita confirmar abertamente.

O apresentador da Rede Globo quase foi candidato na eleição presidencial de 2018, mas acabou recuando.

Desta vez, Huck vem interagindo com partidos e líderes políticos, mas sem se declarar pré-candidato. O apresentador afirma que deseja contribuir com a saída do país da crise.

A organização do manifesto partiu do ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta.

Na semana passada, ele ressaltou que a evolução da iniciativa para uma aliança no campo eleitoral dependeria do andamento das conversas entre os envolvidos, o que começa a acontecer com mais intensidade.

Relação entre Huck e Leite

O encontro da última quarta-feira (14) é parte dos esforços para garantir o envolvimento do PSDB na construção de coligação que unifique o grupo batizado de polo democrático.

Eduardo Leite anunciou a intenção de disputar as prévias do PSDB para definir um nome para 2022, entrando em conflito com os planos de João Dória.

Segundo aliados que acompanham as articulações, a reunião também pode ter sido um gesto ao senador tucano Tasso Jereissati, membro da ala tradicional do PSDB.

Tasso é entusiasta do nome de Leite e vem declarando publicamente apoio à participação dele no debate sobre candidatura.

O senador também se coloca favoravelmente à pacificação do que chama de centro político em torno de um único projeto.

O discurso envolvido nas discussões é o de que o candidato ao Planalto deverá ser aquele que reunir as melhores condições para ser competitivo.

Internamente, políticos defendem que o campo fragmentado entre Bolsonaro e Lula não desperdice energias dividindo-se em mais de uma chapa.

Huck e Leite se aproximaram nos últimos anos e já trocaram elogios publicamente.

Leia Também:

4 Comentários
  1. María José Silva Diz

    Dois maus elementos!!!

  2. Mauro Cleverson Petry Diz

    Sai fora Huck vc vai passar vergonha ninguém vai com sua cara ,vc é outro malandro vigarista esquerdopata junto com Globolixo

  3. […] último dia 31 de março, Ciro assinou o “Manifesto pela Consciência Democrática“ ao lado de Luciano Huck, Eduardo Leite, João Doria, Luiz Henrique Mandetta e João […]

  4. […] alguns dos principais candidatos à presidência da República em 2022, Doria, Ciro, Huck e Leite já haviam se unido em um manifesto em defesa da democracia, divulgado no último dia 31 de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.