Huawei procura obter sua própria versão do aplicativo de Covid-19 do NHS

0

O aplicativo de Covid-19 do Serviço Nacional de Saúde (NHS) do Reino Unido foi submetido à loja de aplicativos da Huawei.

A mudança significará inicialmente que os usuários dos aparelhos mais antigos da Huawei poderão baixá-lo da Galeria de aplicativos da empresa como uma alternativa à loja Google Play.

Mas isso potencialmente prepara o caminho para que o software de rastreamento de contatos venha também para os aparelhos mais novos da empresa chinesa.

 

Barrado

 

Huawei indicou que isto poderia acontecer tão cedo quanto o mês de novembro. Mas outros enfatizaram que há obstáculos a serem superados.

O aplicativo – que foi projetado para uso na Inglaterra e no País de Gales – já foi baixado mais de 18 milhões de vezes das próprias lojas da Apple e do Google.

Todos os telefones existentes da Huawei são alimentados por Android.

Mas os modelos lançados desde meados de 2009 – incluindo suas séries P40, Mate 30 e Honor 30 – não têm acesso à loja de aplicativos do Google Play, bem como a uma biblioteca relacionada de ferramentas conhecidas como Google Play Services, entre outros softwares do gigante tecnológico americano.

Isto é devido a uma proibição comercial imposta pela administração Trump que impede o Google e outras empresas tecnológicas americanas de trabalhar com a Huawei.

No caso da maioria dos aplicativos, isto não é um problema.

Mas o Google Play Services fornece acesso à interface de programação de aplicativos (API) da qual o app do NHS e outros aplicativos similares de rastreamento de contatos dependem.

 

Nossa própria API

 

A estrutura é projetada para proteger a privacidade dos usuários enquanto dá ao aplicativo acesso a algumas das funcionalidades subjacentes do iOS e Android, as quais eles não poderiam acessar de outra forma.

Para contornar este problema, um porta-voz da Huawei disse que ela tinha escrito sua própria API.

Isto inclui seu próprio processo para acionar notificações de exposição baseadas em Bluetooth, que sinalizam quando duas pessoas estão muito próximas uma da outra há muito tempo.

Por enquanto, porém, o desenvolvedor do NHS Covid-19, Zuhlke Engineering, simplesmente submeteu o aplicativo existente para que a Huawei o revise para que possa ser instalado em aparelhos mais antigos através de sua própria loja.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.