Hospital brasileiro faz pesquisa com medicação contra HIV para tratar Covid-19

1

O Hospital São José (HSJ) informou que obteve resultados positivos com o uso de medicação para tratar HIV/Aids em pacientes com Covid-19. Essa pesquisa de abrangência nacional é realizada na unidade pertencente à Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

A pesquisa foi aprovada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep). Desta forma, o estudo está na fase de recrutamento de pacientes com coronavírus em atendimento no HSJ.

Além disso, o protocolo é realizado em parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), da rede estadual, a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (USP).

“A pesquisa envolve dois antirretrovirais que têm efeito aditivo não só contra o vírus do HIV, mas também contra o Sars-Cov-2. Essa perspectiva foi encontrada em estudo in vitro na USP e, depois desse dado, iniciamos o processo para fazer a pesquisa clínica de validação”, detalha Aldo Ângelo Lima, professor da UFC e membro da Academia Brasileira de Ciências.

O médico explica que a atual fase do protocolo vai acompanhar cerca de 240 pacientes do HSJ que tenham testado positivo para Covid-19 e apresentem sintomas leves e moderados.

“Aqui no Hospital São José temos um campo de aplicação com pacientes de Covid-19 e também muita experiência em lidar com antirretroviral. […]”, contextualiza Érico Arruda, infectologista do Hospital São José.

O HSJ

O Hospital São José de Doenças Infecciosas foi criado pela Lei N.º 9.387 de 31 de julho de 1970. Trata-se de um órgão com personalidade jurídica de Direito Público, pertencente ao estado, vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará.

Atualmente, o Hospital São José funciona como referência em doenças infecciosas no estado do Ceará, integrante da rede SUS – Sistema Único de Saúde.

Além disso, a unidade tem a missão de prestar assistência qualificada e humanizada em doenças infecciosas, sendo instituição de ensino e pesquisa.

Com informações da Sesa-CE e do HSJ

1 comentário
  1. Sandra Mara Moreira Diz

    Vai que funciona, já que dizem que o Covid-19 é a união da SARS com o HIV.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.