Home Office: Como reduzir os barulhos para trabalhar

Excesso de ruídos pode atrapalhar o trabalho remoto. Saiba como melhorar esse problema!

0

O home Office virou uma realidade para milhões de trabalhadores do Brasil e do mundo, frente às medidas de proteção contra a Covid- 19. E, apesar das comodidades, muitos profissionais têm enfrentado dificuldades para encontrar um ambiente silencioso em casa para executar as tarefas.

A seguir, você confere os principais problemas que causam excesso de barulho em casa e como reduzir os ruídos.

Home Office sem barulhos

Opte por um local longe da rua

Mesmo com a menor circulação de pessoas na rua, manter o seu local de trabalho em casa próximo dela, como, por exemplo, muito perto de janelas, costuma trazer barulhos bem incômodos. Assim, a primeira medida é buscar um local longe de janelas ou varandas.

 

Revestimentos e mobiliários que “abafam” sons

Pilhas de livros, estantes, tapetes, cortinas e outros tipos de revestimentos e barreiras ajudam a absorver os barulhos no home Office. Procure se instalar perto de itens como esses e verá que faz toda a diferença, realmente reduzindo o excesso de barulhos.

 

Equipamentos direcionais

Esses aparelhos são aqueles que estão direcionados para a saída ou entrada do som do computador ou do aparelho de telefone celular. Ou seja, equipamentos direcionais captam, em especial, a sua voz e não o som do ambiente.

E, isso, faz toda a diferença. Tanto na hora de você falar online com outra pessoa como escutá-la, os ruídos do ambientes são minimamente captados e a prioridade é a voz.

Prefira, por exemplo, equipamentos como microfones de lapela, gravadores direcionais e, até mesmo, o microfone do fone de ouvido do celular. A qualidade de conversas virtuais de trabalho aumenta significativamente.

 

Melhores horários

Muitas pessoas que estão trabalhando no regime home Office precisam gravar áudios ou vídeos, sem horários determinados. Nesse caso, se for possível, sempre busque realizar gravações em horários mais silenciosos. Isso vale tanto para barulhos em excesso dentro de casa, como os que vêm de fora.

 

Janelas acústicas

Se possível, contar com janelas acústicas é uma ótima forma de proteger o ambiente de ruídos. E não é um investimento em vão, pois essas peças sao benéficas para qualquer época do ano, já que reduzem barulhos excessivos. Isso protege a saúde auditiva e lhe traz mais qualidade de vida e privacidade.

Além do trabalho

As orientações dadas não são úteis apenas para a época que estamos vivendo ou, até mesmo, se você for ficar em home Office somente por alguns meses. Um ambiente com ruídos sempre exagerados faz mal à saúde de forma geral, sabia?

“O excesso de ruídos interfere na conversação e inteligibilidade da fala, e traz problemas de saúde relacionados a doenças cardiovasculares”, diz o Pablo Serrano, PhD em Engenharia e Meio Ambiente pela University of Southampton do Reino Unido, em seu artigo para o Instituto Brasileiro de Engenharia. “Além disso, traz efeitos psicossociais generalizados, redução do desempenho e da atenção, além de aumento do comportamento agressivo”, explica Serrano.

Mais!

Novidades, dicas e atualizações sobre trabalho e emprego, aqui no Brasil 123!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.