Será que higienizar verduras com água sanitária faz mal? Afinal, esse produto não é usado para lavar banheiros e remover mofos da parede da casa? Nesta matéria, você vai entender porque a água sanitária é usada para higienização correta de frutas, verduras e legumes antes de preparar esses alimentos. Portanto, acompanhe:
As frutas, verduras e legumes precisam de uma higienização correta antes do consumo. Afinal, esses alimentos são manipulados desde a colheita no campo até a compra em quitandas e feiras. Por causa disso, você consegue imaginar quantos germes e bactérias estão presentes na casca desses vegetais? Nesse sentido, preparamos esta matéria para falar se higienizar verduras com água sanitária faz mal.
Pois, utilizamos muito a água sanitária para matar microrganismos presentes na casca desses alimentos. Sendo assim, qual é a quantidade recomendada para evitar que esse produto tão ácido faça mal à saúde de quem consome esses vegetais? Veja até o final e entenda a importância da água sanitária para desinfecção dos alimentos:
Antes de qualquer coisa, você precisa entender que a higienização de frutas e verduras começa na pia da cozinha. Afinal, todos esses alimentos precisam passar por uma lavagem prévia para remoção da sujeira superficial. Pois, os vegetais vêm cobertos por terra e sujeiras das mãos de outras pessoas que os tocaram em feiras e supermercados.
Então, você precisará iniciar o processo de higienização com dois ingredientes simples da sua cozinha: água e detergente neutro. Então, coloque as frutas, verduras e legumes dentro da cuba da pia e lave esses alimentos com bastante água e sabão neutro.
Depois disso, você vai deixar esses ingredientes dentro de um escorredor enquanto prepara a solução para fazer a sanitização. Sendo assim, continue lendo para entender a higienização completa de verduras, legumes e frutas:
A sanitização é o segundo processo da higienização correta de verduras, frutas e legumes. Esse passo é o mais importante porque elimina os microrganismos presentes na casca desses alimentos antes do consumo, especialmente in natura. Nessa hora, muitos questionam se higienizar verduras com água sanitária faz mal e a resposta é que depende da quantidade.
Pois, você não pode usar mais do que 20 ml para cada litro de água para sanitizar esses alimentos. Pois, o excesso desse produto pode parar no seu organismo e causar problemas digestivos por causa disso. Então, mantenha a proporção e elimine microrganismos sem causar quaisquer danos à saúde.
Por fim, você vai enxaguar bem suas verduras porque esse é o processo final da higienização desses alimentos. Pois, a água sanitária e os microrganismos mortos durante a sanitização precisam sair sob a água corrente. Desse modo, você poderá comer esses alimentos sem preocupação com quaisquer possíveis contaminações.
E, a partir de agora, se alguém perguntar se higienizar verduras com água sanitária faz mal, saiba que a resposta é que depende da quantidade.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…