Muitas vezes, mesmo com sonhos importantes para você, que dependem das suas finanças, você gasta muito. Isso acontece porque você não tem controle sobre o que está fazendo com seu dinheiro. Você adquire hábitos que fazem você gastar mais, sempre. Veja quais são eles e mude já, para começar a economizar dinheiro.
O que é o minimalismo e como você pode viver apenas com o essencial
Primeiramente, não fazer listas de compra é um dos hábitos que fazem você gastar mais. Isso porque, ao sair sem um foco, a tendência é você comprar muito mais do que precisa. Por isso, sempre faça uma lista de compras, especialmente as do supermercado. E se atenha a ela!
Fazer compras impulsivas é um dos hábitos que fazem você gastar (muito) mais, e você precisa parar com ele agora! Comprar impulsivamente significa consumir produtos que você não precisa. Ou seja, mesmo com a lista, você compra algo apenas porque está barato, ou porque você acha bonito. No final das contas, você não usa o que comprou, e só gasta desnecessariamente.
O cartão de crédito é um ótimo aliado para pessoas que têm o controle da sua vida financeira. Do contrário, ele pode te fazer gastar muito mais. Você acaba comprando algo que não tem dinheiro para adquirir e paga em várias parcelas. Nem sempre, algo que você precisa.
Além disso, quando você gasta no dinheiro vivo, ou no débito, você vê o valor da sua conta diminuindo, ou seja, gastar no dinheiro ou débito te faz ter consciência de que o dinheiro está acabando. Dessa forma, você acaba gastando menos.
Paciência: veja como exercitá-la todos os dias e não explodir mais
Sempre tenha uma reserva de emergência para situações urgentes! Caso você precise pagar um médico, ou um dentista, por exemplo, isso evitará que você recorra a empréstimos. Pedir dinheiro emprestado é sempre uma grande perda, recheada com juros enormes!
Outro dos hábitos que te fazem gastar mais, é fazer compras imediatamente após receber o seu salário. Isso porque ver a conta cheia traz a falsa sensação de que você tem um dinheiro que, na verdade, não tem. Muitas vezes, esses gastos acabam deixando as pessoas muito apertadas e sem conseguir pagar as contas necessárias. Por isso, gaste, apenas, depois de pagar as contas!
Sempre dê prioridade para os pagamentos inadiáveis, e que irão te prejudicar, caso você não os faça. Alguns deles são água, luz e internet. Além disso, as compras de supermercado devem ser feitas antes de você gastar com coisas supérfluas. Por isso, gaste o dinheiro apenas depois que quitar o imprescindível.
Não fazer contas é um hábito comum e que, também, habitualmente, faz as pessoas criarem muitas dívidas. Por isso, coloque no papel os seus gastos mensais necessários e o valor que você utilizará para lazer. Jamais conte com o seu salário inteiro. Tente economizar, pelo menos, 10% todo mês.
Hábitos rápidos para fazer todos os dias e aumentar a qualidade de vida
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…