Hábitos noturnos que você deve evitar se quiser dormir bem

Veja alguns hábitos que você deve cortar da sua lista, se quiser ter uma melhor qualidade de sono. Alguns deles são ruins porque afetam a sua saúde física. Por isso, não perca essa lista e mude já esses hábitos noturnos que não são bons para você!

Hábitos saudáveis que todo mundo deveria adotar na sua rotina diária

Comer muito antes de dormir

Comer muito logo antes de dormir é um dos hábitos noturnos que você deve mudar. Isso porque o corpo fica focado em fazer a digestão, o que dificulta o seu desligamento para o sono. Além disso, é comum as pessoas relatarem sentir o corpo mais pesado, inclusive o estômago, quando comem muito antes de dormir. Isso também pode gerar pesadelos. Dessa forma, prefira fazer refeições saudáveis e leves no jantar.

Acordar durante a madrugada para comer

Esse é um dos hábitos que não são saudáveis. Geralmente, quando uma pessoa acorda durante a noite para comer, ela está com insônia e seu corpo não consegue descansar. Isso provoca ansiedade e ela busca um alívio na comida. Momentaneamente, isso pode até resolver. Contudo, a longo prazo distúrbios alimentares podem surgir. Isso não acontece, claro, quando essa é uma atitude esporádica, e sim quando ela já é um hábito.

Dormir com ventilador ligado

O ventilador é um grande vilão, especialmente para pessoas que têm problemas respiratórios. Isso porque ele resfria um local que está quente, variando muito a temperatura. Como sabemos, a variação de temperatura é uma das causas mais comuns de doenças respiratórias e da intensificação delas.

Livros que você que tem ansiedade deve ler para compreendê-la melhor

Mexer no celular e ver televisão

Tanto ficar no celular logo antes de dormir, como ficar assistindo à TV são hábitos noturnos problemáticos. Isso porque ambos nos bombardeiam com várias informações e fazem com que o cérebro fique em estado de alerta. Dessa forma, a melatonina (hormônio do sono) não é produzida e isso dificulta a pegar no sono.

Repassar os problemas em pensamentos várias vezes

Muitas vezes as pessoas utilizam a hora de dormir para pensar nos problemas, quando deveriam se livrar deles, pelo menos nessa hora. Ficar pensando nos problemas do dia a dia faz com que o seu corpo produza cortisol e não consiga relaxar. Por isso, adote o hábito de pensar coisas boas antes de dormir ou, pelo menos, evitar as ruins.

Se exercitar logo antes de dormir

Como é sabido pelas pessoas, o exercício físico é muito bom para a saúde, por causa dos gastos calóricos e, especialmente, da criação de resistência física. Contudo, se você faz atividades físicas logo antes de dormir, você não dá o tempo necessário para que o seu corpo relaxe e comece a se preparar para dormir.

Dessa forma, os seus batimentos ainda estão acelerados e o seu corpo ainda está preparado para movimentar-se, o que impede que o sono venha. Para evitar que isso aconteça, faça atividades físicas, no máximo, até duas horas antes de dormir.

Dor nas costas: o que pode causá-las no dia a dia e como mudar isso

Lais de Melo

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago