Guedes quer mudar regras da aposentadoria por invalidez, confira

31

Com o Brasil passando por um momento de crise econômica e sanitária, o governo tem tentado encontrar meios de diminuir os gastos do Estado. E para isso, um novo projeto focado no INSS será desenvolvido. 

Em uma ação conjunta, os ministérios da Economia e da Saúde criaram uma junta de trabalho para realizar a revisão da lista de enfermidades e afecções que autorizam o pagamento de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.  

Caso o governo prossiga com a ação, as possíveis mudanças serão realizadas na Lei nº 8.213, de julho de 1991. 

A portaria com a decisão foi publicada no início desta segunda-feira (29), através do Diário Oficial da União (DOU). No texto, consta a assinatura dos ministros Paulo Guedes e general Eduardo Pazuello. 

Segundo a legislação determina, atualmente 14 doenças são isentas de tempo de carência para a disponibilização do benefício de auxílio-doença, bastando apenas que o requerente comprove ser portador da enfermidade. 

Dentre elas estão, tuberculose ativa, hanseníase, alienação mental, esclerose múltipla, hepatopatia grave, cegueira, paralisia irreversível e incapacitante, cardiopatia grave e doença de Parkinson. 

O grupo irá mexer nos limites que foram estipulados em agosto de 2001. Essas enfermidades excluem a exigência de carência para a concessão de benefício por incapacidade temporária ou permanente aos segurados do Regime Geral de Previdência Social, administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Inicialmente, o governo pretende criar as novas diretrizes em 180 dias, no entanto, este prazo excepcionalmente poderá ser prorrogado por mais 30 dias.

A junta de análise entregará aos ministros um relatório com a “proposição de encaminhamentos”, ou seja, quais modificações devem ser realizadas. 

O grupo será coordenado pela Subsecretaria da Perícia Médica Federal da Secretaria de Previdência da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. A formação contará com representantes tanto da pasta econômica quanto da saúde. 

31 Comentários
  1. Carlos Diz

    Aproveitem as mudanças das regras da aposentadoria para incluir também os idosos acima de 60 anos, por serem vulneráveis e não terem mais condições para o trabalho.
    Muito são os idosos acima de 60 anos, sem aposentadoria, sem emprego, sem casa própria, e que vivem em de situação vulnerabilidade.

    1. Aparecido Diz

      Uma pessoa c 60 anos, com problemas: colunas, joelhos todos danificados vão conseguir emprego, qual empresa irá contratar uma Pessoa c essa idade e c todos esses problemas. Deve ser a empresa desse fdp.

  2. Danielle Diz

    E so diminuir os salarios do poder exe utivo legislativo e judiciário desses carhmhos comissionados desses montes de assessores que politico tem que com certeza vai sobrar dinheiro agora querem tirar do.pobre do trabalhor que de da a sua vida muitas vezez pelo.trabalho que dai fica doente prwcisa se aposentar e uma.palahacada

    1. Marileusa Dos Santos Diz

      E você acha que vão alterar a favor do cidadão?
      Vão alterar pra beneficiar o sistema!!!

      1. Guilhermina Diz

        É ridículo, a corda só só quebra do lado mais fraco!!!

    2. Marileusa Dos Santos Diz

      Tira todas as regalias.
      Estabeleçam um teto de salário.
      Três salários mínimos para deputado estadual, quatro salários deputado federal e para Senadores .Salário cinco mil para Juízes…E sete salários mínimos ao presidente da república. Juro que com uma política dessa que considere uma hierarquia do cargo, não ia parecer tanto picareta e ficha suja para mamar às custas do Brasil…

    3. Marcos Diz

      Fato

      1. Alcione Diz

        É muita imbecilidade desses maus feitores, é muito fácil mexer no do trabalhador que sempre foram escravizado por esse país sem respeito, por quem sempre deu sangue e enriqueceu bandidos.

    4. Lucas Diz

      Verdade

    5. Ronaldo Diz

      Esses caras pra votar pra tira dinheiro do povo e rápido agora pra da um benefício para os aposentados demora 90 dias e nada até agora são cara de pau mesmo povo vamos mostra pra eles quem manda….

  3. Zélia Diz

    Ñ tenho covénio sou dependente do meu filho sou pensionista

    1. Geraldo Diz

      É uma vergonha! Tanta coisa pra resolver, e vai logo mecher com o salário dos aposentados!

  4. Jaqueline Diz

    Qual as 14 doenças que dá o direito da aposentadoria por invalidez? E a doença de Lúpus

  5. Daniel Diz

    Quero mais que este Guedes vai a Mérda este imbecil ordinário.

  6. Cláudio Diz

    Infelizmente só cortam dos coitados , que carregam este país nas costas.
    Bolsanaro liberando aumento aos militares por todo o país ,e congela salários de servidores públicos , diminuição de jornada e salários do trabalhador comum ,arrocha o aposentado e não mexem em nada nos seus proventos e benefícios.

  7. Fabiovsouza Diz

    Políticas públicas detalhes contra o povo brasileiro a eles tudo aos trabalhadores ferro este presidente jair Bolsonaro ja fudeu com tudo..o pior presidente que este país ja teve..sem cultura social formação acadêmica sem educação incompetente irrespirável sem moção nos vamos pagar um preço muito alto ..o país quebrou acabando tudo..o brasileiro e muito bonzinho aceita tudo calado. Corrupção ativa ém do Brasil sem punição aos políticos brasileiros corruptos eu não tenho político de estimação..

  8. Leandro Carlos Oliveira da Silva Diz

    Vc e um imbecil seu velho babaca .. quero ver vc doente e precisando .. todo doente fudido .. canalha .

  9. Belinia A. Ribeiro Diz

    É de deixar as pessoas indignadas eles já tiraram a aposentadoria de milhares de pessoas assim como eu mesma era aposentada por doze anos,porque tenho prótese em uma das pernas devido a um acidente,hoje tenho hérnia de disco o popular bico de papagaio,artrose,artrite, osteoartrite,reumatismo e etc de mesmo assim como na época só tinha a prótese agora eles cortaram minha aposentadoria que me ajuda em algumas coisas porque é uma vergonha o nosso salário e hoje é bem pior sem, infelizmente ajudava comprar remédios pq vivo através de remédios pq sinto fores absurdas não aguento fazer as minhas coisas do dia a dia me sinto inútil e esses miseráveis ainda tiraram o pouco que tinha ,não aguento andar quase nada é muita dor e eles fazem isso com os seres humanos,são uns monstro mas Deus vai entrar com providências eu creio ,tenho 55 no corpo de 70 e estou vivendo de ajuda qual a empresa que vai me dar emprego,tem dias que não consigo sair da cama,mas Deus proverá é muito triste agora na pandemia quase morri e não sei como vai ser meu futuro, só o senhor Jesus pra me dá força!😭😭😭😭☝️☝️☝️☝️☝️

    1. Ana Diz

      Esse velho FDP do Guedes, porque não tira do bolso dele, canalha, Bolsonaro uma decepção….

  10. Ederval José Bego Diz

    Concordo plenamente com vc

    1. Elisane Diz

      Tem que mexer com os pobres né pq vc não diminue os salários dos Deputados Federal Estadual senadores.

  11. Luiz Diz

    Infelizmente temos um sistema de Aposentadoria que pune as pessoas….lamentável a humilhação à que somos submetidos nessas perícias médicas com os carrascos do INSS!!!

  12. ROMILDO Diz

    Esse é papel desse desgoverno querem que o Brasil cresça tirando dinheiro de quem já está lascado graças a Deus não votei nesse bozo e se depender do meu voto não entra nunca mais

  13. APARECIDO NUNES BARBOSA Diz

    Um novo pacote de maldade a vista

  14. Robson Diz

    Estar brincando com fogo e vai se queimar esses dois safados, GUEDES E O ministro da saúde o GENERAL FAZ DE CONTA.

  15. Dias Diz

    Por que so olha os mais que precisa tirar um pouco que tem olha ministro Guedes começa ver salário de parlamentares de Brasília começando seu salário ministro

  16. José silva Diz

    O jeito e parar de pagar INSS e pagar uma aposentadoria privada pq trabalhamos anos e anos e qdo precisamos do INSS somos tratados com lixo e como se tivéssemos pedindo esmola

  17. Carlos Roberto de Vargas Diz

    O Bolsonaro e esse tal de Guedes lascaram muito trabalhador prestes a se aposentar com essa EC103/2019. Eu sou um porque três meses depois dessa emenda constitucional 14/02/2020 me aposentei e aplicaram a nova regra e estou perdendo entorno de R$ 700,00 Reais mensais, uma injustiça. Teria que valer pra quem entra no sistema depois de 13/11/2019 e não retroativo. Mas no Brasil e assim querem que os trabalhadores ganhem só pra comer e aí como vão comprar alguma coisa, a economia trava cada vez encolhe mais. Aliás o INSS com esse sistema de aposentadoria é um grande causador de desemprego, porque cada vez mais querem diminuir o salário dos aposentados que precisam continuar trabalhando e os que não podem vivem muitas vezes com ajuda dos parentes. Eu votei nele e fiz campanha de graça, quase briguei por ele, mas depois dessa não sei se voto mais.

    1. Ivanildo Silva Diz

      Meu amigo se dê por feliz!Tenho mais de 65 anos e 18 anos de contribuição e ainda assim indeferiram minha aposentadoria por idade Urbana

  18. Luana Diz

    Queria que um deles trocasse o salário com um trabalhador que ganha um salário mínimo , esses FDP não iam nem comer direito se quer , quanto mais ter luxo

  19. ROSEMARY DA SILVA DUARTE RIBEIRO Diz

    Senhores governante venho pedir caressidamente,parem que prejudicar os mais fracos, nos cidades Brasileiro, vcs depende da gente e a gente depende de vcs, e nessa hora tão difícil vcs estão sendo contra em tudo que possa nos ajudar.
    Pense com o coração obrigada

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.