Gripe pode ter sintomas aliviados por alimentação correta

No frio, é normal que haja maior incidência de gripes e resfriados. Mas a alimentação pode ajudar a acelerar a cura.

0

As temperaturas mais baixas do inverno contribuem para que nosso corpo esteja mais susceptível a gripes e resfriados. Porém, uma alimentação saudável pode turbinar o sistema imunológico para que nos curemos mais rapidamente. Além disso, aumentar a ingestão de calorias (boas) e líquidos ajuda a nos sentirmos mais dispostos, auxiliando o organismo na luta contra as doenças. Quando o sistema imunológico está em bom estado, nosso corpo fica apto a combater a infecção com maior eficiência e velocidade. Por esse motivo, devemos comer maior variedade de nutrientes que ajudam a aliviar os sintomas da gripe mais rapidamente.

Alimentos para combater a gripe

Em primeiro lugar, aquele que estiver gripado (e é importante ter certeza do diagnóstico) deve investir nas sopas de legumes ou canjas. Isso porque a sopa ajuda a fluidificar as secreções, fazendo com que seja mais fácil expeli-las. Dessa forma, também haverá uma melhora na respiração por meio do descongestionamento do nariz. Igualmente, a sopa de legumes possui uma série de vitaminas que aumentam a resistência do sistema imune. Para aumentar ainda mais os resultados da sopa, acrescente alho e cebola. O alho contém alicina, que ajuda a inibir o crescimento de vírus e bactérias, como o vírus da gripe. Já a cebola é rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. Logo, esses alimentos ajudam a diminuir a quantidade de secreções no nariz, garganta e pulmões.

Em segundo lugar, invista nas frutas cítricas e no limão. Elas são ricas em vitamina C, que ajuda a produzir mais células de defesa para o organismo. Da mesma forma, o consumo de iogurtes e leites fermentados ativam as células de defesa do organismo e melhoram a flora intestinal.

Por fim, invista nos chás de ervas, que contribuem para desobstruir o sistema respiratório. Os chás branco e verde, em especial, possuem ação de combate à gripe. Ingerindo todos esses alimentos não vai demorar muito tempo para que seu sistema imunológico tenha uma resposta e os sintomas sejam aliviados.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.