No final do mês passado iniciou a greve do INSS. Esse fato impactou de forma direta o atendimento de diversos segurados em todo o país. Afinal, as atividades presenciais estão paralisadas.
De acordo com o Fenasps, a paralisação foi aderida por uma parcela da categoria em:
Há alguns motivos para a greve do INSS estar acontecendo. Entre eles:
De modo geral, os servidores estão insatisfeitos com as condições de trabalho, portanto iniciaram a greve para que as autoridades tomassem providências. Assim, esperam que pelo menos algumas das exigências sejam atendidas.
O Ministério do Trabalho e Previdência recomenda que os contribuintes que tiveram o agendamento desmarcado por conta da greve do INSS remarquem os serviços. Portanto, para isso, devem baixar o aplicativo Meu INSS e solicitar o reagendamento.
Basta que o usuário acesse o aplicativo e clique no serviço que deseja reagendar. Mas, se for o primeiro acesso, terá que cadastrar uma senha. O INSS, levando em conta os prejuízos financeiros que podem ser causados pela greve, irá considerar a data em que aconteceria o primeiro atendimento agendado. Mas, apenas se ele foi desmarcado por conta da paralisação.
O aplicativo Meu INSS pode ser baixado gratuitamente em seu celular e há versões para Android e IOS. Há diversos serviços disponíveis para os usuários, como remarcar os atendimentos.
Recentemente novos serviços foram lançados pela plataforma:
A seguir, entenda mais sobre essas novas funcionalidades do aplicativo, bem como, o que elas proporcionam aos segurados.
No aplicativo você pode fazer a consulta dos empréstimos ativos ou suspensos. Mas, estão disponíveis apenas de 4 bancos:
Os beneficiários que possuem contratos iniciados em 1 de outubro de 2021 já podem consultar os valores. Porém, ainda não tem como verificar os dados de identificação coletados na contratação. Em breve, novos bancos serão acrescentados.
É muito simples consultar, basta acessar o extrato de empréstimo e selecionar a opção que deseja ter mais informações.
A princípio, esse documento está disponível para cidadãos que recebem o benefício assistencial à PCD ou aposentadoria da pessoa com deficiência. Em geral, serve para facilitar o dia a dia dos segurados.
Para acessar, clique em serviços, depois em “extratos, certidões, declarações”. Em seguida, opte pelo Certificado da Pessoa com Deficiência. Por fim, basta baixar em PDF.
Agora o aplicativo conta com um link para a Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária. Assim, são oferecidos cursos à distância, sobre benefícios da previdência. Além disso, tem vídeos, podcasts, palestras e glossário.
Noticiários de todo o país apontam que muitos segurados não tinham conhecimento sobre a greve do INSS. Portanto, se dirigiram até o atendimento presencial e descobriram que precisariam reagendar.
Com isso, enormes filas se formaram em postos de atendimento em todo o país. Além disso, muitos dos segurados estão revoltados por não terem conseguido seguir com seus pedidos.
Em 31 de março deste ano o INSS teve uma troca de comandante. Então, José Carlos Oliveira, que era presidente do instituto, assumiu o lugar de Onyx Lorenzoni no Ministério do Trabalho e Previdência. Isso porque, ele se afastou para disputar as eleições de 2022.
O INSS está ligado ao Ministério do Trabalho e Previdência, então, Oliveira prometeu dar continuidade aos projetos de Onyx e fortalecer os projetos do órgão. Ele era servidor público de carreira, com mais de 37 anos no instituto.
Até o momento, Guilherme Serrano, diretor de tecnologia da Informação e Inovação do INSS assumiu o instituto. Dessa forma, ele deve propor soluções para a greve que acontece em todo o país.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…