Gravidez de gêmeos e os principais riscos

1

A gravidez é uma fase cheia de dúvidas e mudanças, que afeta não só a gestante, mas toda a família. A gravidez de gêmeos, por ser múltipla, é ainda mais diferente e, assim, gera mais dúvidas. Veja abaixo algumas informações importantes sobre o tema!

Primeiramente cabe esclarecer que a gravidez de gêmeos pode ocorrer de duas formas e podem nascer bebês idênticos ou não. Quando mais de um óvulo é liberado durante o ciclo e fecundado por mais de um espermatozoide, os gêmeos não serão idênticos e são chamados de bivitelinos.

Já, a segunda hipótese de gravidez de gêmeos acontece quando um óvulo, após ser fecundado, se divide em dois embriões. Nesse caso, os bebês serão iguais, ficarão na mesma placenta, o que pode gerar mais riscos.

Principais riscos da gravidez de gêmeos

Uma gravidez única por si só já transforma muito o corpo da mulher. Na hipótese de gravidez de gêmeos, o corpo ficará mais sobrecarregado. O volume de sangue e a frequência cardíaca da gestante aumentam bastante, por exemplo. Sendo que as chances de desenvolver complicações como a pré-eclâmpsia e a diabetes são maiores.

Segundo dados oficiais, 1/4 das gestantes que esperam gêmeos vão ter pré-eclâmpsia, sendo que esse número é 3 vezes maior do que no caso de gravidez única.

Outro fato comum em uma gravidez de gêmeos é o parto prematuro, que geralmente ocorre em 50% dos casos. No caso da gestação na qual os bebês dividem a mesma placenta a chance de parto prematura aumenta mais, visto que pode acontecer a síndrome de transfusão feto-fetal (que é rara e faz com que cada feto receba uma quantidade diferente de sangue).

Dessa forma, o acompanhamento da gravidez de gêmeos deve ser ainda mais rigoroso, assim como os cuidados com a alimentação e estilo de vida da gestante. Em alguns casos, as consultas acontecem a cada duas semanas, mas se a gravidez tiver mais fatores de risco poderá acontecer semanalmente.

Leia também:
Melhor alimento para gestante: O que faz bem durante a gravidez
Dicas para gestantes: 3 maneiras de obter conforto e saúde na gravidez

Curta a página do Brasil 123 no Facebook para acompanhar mais dicas de saúde e bem-estar!

Leia Também:

1 comentário
  1. […] também: – Gravidez de gêmeos e os principais riscos – Complicações durante a gravidez, descubra as […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.