As dívidas do Serasa deixa de ficar negativa após 5 anos, ou seja, expira no sistema de proteção ao crédito. Assim, o cidadão não recebe nome negativo nas negociações de outras instituições.
Apesar disso, não se pode afirmar que a dívida vença após esse prazo. É importante ressaltar que o pagamento é a melhor forma de um cidadão sair totalmente das dívidas, embora seja a opção mais difícil, principalmente em uma crise financeira.
Em suma, se um cidadão compra alguma coisa ou aluga um serviço com promessa de pagar depois, isso constitui uma dívida. Isso se aplica a itens, prazos ou financiamentos, por exemplo. Nesse sentido, existe uma condição, na qual ele tem a obrigação de pagar a dívida na forma pactuada.
No entanto, o pagamento muitas vezes se torna difícil por vários motivos. Nesse caso, se o cidadão não conseguir pagar e ultrapassar o prazo, enquanto a empresa aguarda o recebimento, a dívida entra no sistema Serasa, deixando o cidadão inadimplente ou como é mais conhecido, negativado.
A partir desse período de negação, o nome fica manchado e a consulta de outros órgãos dificulta o crédito ou o processo de compra a prazo. Assim, as dívidas são divididas em três etapas:
Em suma, pode-se afirmar que a dívida vencida não gera negatividade no consumidor. Nesse caso, esse prazo já passou e o cidadão não pode mais manchar seu nome por causa disso. Isso acontecerá em 5 anos.
Embora a dívida no Serasa não afete mais negativamente o consumidor porque expirou, ela não desaparecerá. Por isso, é importante que o consumidor entenda que quando outras instituições consultarem seu nome no Serasa, não verão a dívida. Mas ainda existirá uma parte pendente do contrato.
Também é importante dizer que algumas empresas possuem relacionamentos internos. Dessa forma, eles podem conversar entre si e procurar recomendações de clientes. Além disso, a empresa credora ainda pode cobrar essa dívida do consumidor, pois, em suma, a dívida ainda existe, como mencionado acima.
A dívida também tem prazo, se o tribunal decidir. Caso chegue ao prazo determinado pela Justiça, a empresa não poderá mais ir atrás do pagamento oficialmente. Por isso é chamada de dívida prescrita ou que prescreveu. Vale ressaltar que, assim como a anterior, ainda existe. O que acontece, no entanto, é que o credor não pode mais realizar o processo de cobrança contra o cliente em questão.
No entanto, não há um prazo específico para o vencimento da dívida, somente após a decisão do tribunal. Mas ela vence em 5 anos e a receita pode ser diferente para cada tipo de dívida. Mas mesmo que a dívida esteja ficando cada vez mais antiga, ela ainda pode levar a cobranças informais. Isso porque, como já mencionado, a única forma de acabar com a dívida é realmente quitá-la.
Em tempos difíceis, obter um nome ruim torna-se comum. É por isso que muitos brasileiros se encontram hoje nessa situação. Porém, é possível acabar de vez com as dívidas adotando alguns hábitos, como:
Veja mais: Penhor Caixa: Conheça tudo sobre essa linha de crédito!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…