Google Trends: o que é e como funciona a plataforma?

0

O Google Trends é uma das plataformas com maiores tendências para aqueles que trabalham como jornalistas e redatores. 

Com ele, consegue-se fazer a comparação de palavras chaves e descobrir quais delas são as mais relevantes para a construção de um artigo. 

Outro ponto interessante é a possibilidade de conseguir saber, em tempo real, quais são os assuntos mais abordados do dia. Neste caso, em grande maioria, dentro do Brasil, os assuntos mais pesquisados são relacionados à futebol ou então, à CPI da Covid-19 que deve retomar na próxima terça-feira (15) com as interrogações do ex-secretário da Saúde do Amazonas. 

Google Trends: quanto custa?

O Google Trends é uma plataforma totalmente gratuita e pode ser acessada por qualquer pessoa ao clicar aqui

Para aqueles que não possuem condições de pagar por uma plataforma exclusiva que faz a análise e comparação de volumes, podem fazer o uso dessa ferramenta. 

Vale ressaltar, entretanto, que os dados não ficam explícitos. É necessário saber como interpretar. 

A plataforma não irá te dizer qual o melhor assunto para abordar. Você, enquanto analisa esses dados, é quem deve descobrir. 

Nem sempre a palavra com maior volume de pesquisas é a mais indicada para seu artigo. 

Um exemplo é: “Filmes online”. Ela tem um volume muito maior que “Filmes Online Telecine”. Contudo, isso não significa que você irá obter os melhores resultados enquanto a utiliza. Às vezes, uma palavra chave com menos busca pode ser mais benéfica porque ajuda o seu site a rankear mais rápido. 

Jornalismo

O Google Trends não serve apenas para o conteúdo “evergreen”, ou seja, que não é notícia. Os jornalistas conseguem saber exatamente quais os temas mais pesquisados para que consigam escrever sobre eles. E, consequentemente, os jornais podem ganhar mais dinheiro e retorno com o ADS. 

Não adianta, por exemplo, fazer textos e manchetes que não são relevantes para o público. Isso apenas poderia os afastar ou então, não trazer o retorno desejado. 

Acompanhe o Brasil123 para saber mais sobre tecnologia e marketing digital.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.