Google sob investigação para possível inquérito de concorrência no Reino Unido

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O regulador britânico da concorrência disse na segunda-feira que estava avaliando se uma reclamação sobre o Google relacionada à publicidade digital justificava uma investigação formal da lei de concorrência.

 

MOW

 

A queixa da Marketers for an Open Web (MOW), uma coalizão de empresas de tecnologia e editoras, disse que queria que a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) atrasasse o lançamento da tecnologia Sandbox de Privacidade do Google.

O MOW disse que a tecnologia removeria recursos como login e publicidade da web aberta e os colocaria sob o controle do Google.

“Levamos as questões levantadas na queixa muito a sério, e as avaliaremos cuidadosamente com o objetivo de decidir se devemos abrir uma investigação formal sob a Lei de Concorrência”, disse a CMA.

“Se a urgência das preocupações nos exigir uma intervenção rápida, também avaliaremos se devemos impor medidas provisórias para ordenar a suspensão de qualquer conduta anticoncorrencial suspeita enquanto se aguarda o resultado de uma investigação completa”.

MOW disse que o navegador Chrome do Google e as ferramentas de desenvolvimento Chromium estavam sendo modificadas para dar-lhe maior controle sobre como editores e anunciantes podem operar.

Estas mudanças estão programadas para implementação total no início de 2021, disse MOW.

 

Irreversível

 

“Se o Google lançar esta tecnologia, eles serão efetivamente donos dos meios pelos quais as empresas de mídia, anunciantes e empresas de tecnologia alcançarão seus consumidores e essa mudança será irreversível”, disse o diretor do MOW, James Rosewell.

O Google disse que a tecnologia permitirá que as pessoas recebam anúncios relevantes – ajudando a sustentar o modelo de publicidade atual – sem rastrear os usuários em nível individual.

Os anunciantes seriam capazes de visar grupos de pessoas sem permitir que dados individuais de identificação deixassem o navegador.

“A web apoiada por anúncios está em risco se as práticas de publicidade digital não evoluírem para refletir as expectativas em mudança das pessoas sobre como os dados são coletados e utilizados”, disse o Google.

“Por isso o Google introduziu a Privacy Sandbox, uma iniciativa aberta construída em colaboração com a indústria, para proporcionar uma forte privacidade aos usuários, ao mesmo tempo em que também apoia os editores”.

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