Geraldo Alckmin diz que imposto sindical obrigatório não voltará

Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente-eleito, participou neste domingo (27) de um evento promovido pela organização Esfera Brasil. Na ocasião, ele desmentiu afirmações feitas durante a campanha eleitoral de que o governo do chefe do Executivo eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iria trabalhar com o foco na retomada obrigatória do imposto sindical.

A declaração aconteceu no momento em que ele relatava que o governo Lula não irá desfazer reformas feitas durante os governos dos presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). “Não tem nenhuma reforma a ser desfeita, nenhuma”, disse ele, afirmando que “a reforma trabalhista é importante e não vai voltar imposto sindical”.

Segundo Geraldo Alckmin, apesar da afirmação de que o imposto sindical, que deixou de ser obrigatório a partir de 2017, não voltará, será importante debater e “aprofundar” a discussão sobre a proteção social de trabalhadores de aplicativos, como entregadores.

“Nós estamos frente a uma questão de plataformas digitais, que precisam ser verificadas. Quando você tem um menino lá, entregador de lanche, que não tem descanso semanal, não tem saúde, não tem aposentadoria, não tem nada, é preciso aprofundar essas coisas”, declarou.

Ainda durante o evento, o vice-presidente eleito disse que o ajuste fiscal será feito “de forma permanente” durante o novo governo. “Podem acreditar, vai haver ajuste [fiscal]. E não em uma semana, vão ser quatro anos de ajuste porque você pode todo dia estar melhorando a eficiência do gasto público”, afirmou o ex-governador de São Paulo.

Em outro momento, Geraldo Alckmin pontuou aos participantes do evento que “governar é escolher” e que há “muitas formas de fazer ajustes”. Nesse sentido, ele pontua que uma gestão deve ter a preocupação de que não pode gastar mais do que arrecada.

Apesar disso, ele ressalta que esses cortes devem ser feitos em pontos estratégicos.  “Eu preciso cortar gastos. Eu vou cortar do salário mínimo? Eu vou fazer ajuste em cima de 71% dos aposentados e pensionistas do Brasil?”, questionou Geraldo Alckmin.

Leia também: Geraldo Alckmin anuncia site oficial do governo de transição

Alisson Ficher

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

2 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago