Gasolina e diesel ficam mais caros nas refinarias a partir de amanhã (29)

Esta é a segunda alta registrada em duas semanas

3

Os combustíveis ficam mais caros a partir de amanhã (29). Em resumo, a gasolina terá um reajuste de 5% nas refinarias, enquanto o diesel subirá 4%. A alta segue a elevação do petróleo nas últimas semanas, bem como a desvalorização do real brasileiro frente ao dólar nos últimos dias.  A saber, a Petrobrás fez o anúncio sobre as elevações dos preços nesta segunda-feira, dia 28. 

Vale ressaltar que este é o segundo aumento registrado em duas semanas. Em suma, o preço do diesel cresceu 4% e o da gasolina sofreu reajuste de 3% no dia 15 deste mês. Aliás, no início de dezembro, no dia 3, a Petrobrás reduziu o preço da gasolina em 2%, mantendo o valor do diesel inalterado.

Com o novo reajuste, o preço médio do diesel passar a ser R$ 2,02 por litro. No entanto, o combustível mais vendido do Brasil acumula redução de 13,2% em seu valor neste ano, segundo a Petrobrás. O preço médio da gasolina, por sua vez, deve chegar a R$ 1,84 por litro. Da mesma forma, acumula redução no ano, mas de maneira menos expressiva (-4,1%).

De acordo com o presidente da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), Sérgio Araújo, há defasagem nos preços dos combustíveis ante ao mercado externo. Além disso, ele afirmou que as importações por agentes privados permanecem sem viabilidade. 

Em outras palavras, a Petrobrás destaca que seus preços acompanham a chamada paridade de importação. Ou seja, há influência de fatores como cotações internacionais do petróleo e câmbio.

 

Reajustes aos consumidores dependem dos postos de combustíveis 

Por fim, vale ressaltar que os valores finais disponibilizados aos motoristas variam em cada posto. Assim, os ajustes dependem de cada dono. Diversos fatores, como impostos, taxas, margem de lucro e custo com a mão de obra, influenciam diretamente na definição do preço dos combustíveis. Também é bom lembrar que há livre concorrência no mercado brasileiro, podendo cada posto de combustível definir os seus reajustes. E cabe à população pesquisar os mais econômicos. 

 

LEIA MAIS

Mercado financeiro projeta inflação pelo IPCA para 2020 em 4,39%

Índice de confiança da indústria alcança o maior nível desde maio de 2010

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.