Você sabe o que faz um freelancer de Marketing digital?

1

Não é segredo para ninguém que o avanço da tecnologia e as recentes interações na internet permitiram o surgimento de novas profissões e novas formas para as empresas conquistarem clientes, solucionar seus problemas e realizarem seus desejos. 

Usar plataformas digitais como blogs, sites, e-mail e mídias sociais se tornou algo tão natural quanto respirar. E a busca por profissionais que atuem nesta área, e atendam todas essas demandas aumenta cada vez mais.

Se você está procurando novas oportunidades de emprego, ou está interessado em conseguir uma renda extra, e durante suas pesquisas na internet se deparou com a possibilidade de atuar como freelancer de Marketing digital, mas ainda não sabe do que se trata tudo isso, fique aqui. 

Vamos esclarecer as principais dúvidas e situá-lo neste universo!

O que é Marketing digital

Já está claro que é praticamente impossível pensar em alguma atividade cotidiana que não tenha sido impactada pelo avanço tecnológico, e mais do que ninguém, as empresas perceberam o quanto o meio digital é eficaz e fundamental para os negócios.

O marketing digital é, justamente, esse conjunto de estratégias, ações e o uso de  ferramentas adequadas, com o objetivo de estreitar as relações das empresas com os clientes, entender suas necessidade, e atraí-los para que se tornem consumidores de seus produtos e serviços.

O freelancer de Marketing digital

Todo dinamismo do mercado online tem favorecido a popularização de novas modalidades de trabalho, é o caso do profissional freelancer. Este tipo de profissional atua de maneira autônoma prestando serviços para empresas, instituições e pessoas por um período determinado de tempo

Muitas empresas têm preferido trabalhar com freelancers para a realização de projetos pontuais, e no caso do freelancer de Marketing digital – que ajuda na divulgação da marca, no lançamento de um produto e gestão dos negócios – é particularmente vantajoso, por ser o tipo de serviço que pode ser realizado de casa, sem a necessidade de gastos adicionais com transporte e alimentação, e de contratos burocráticos e engessados.

Áreas de atuação para um Freelancer de Marketing digital 

Com as mudanças nos hábitos de consumo das pessoas, que tem recorrido cada vez mais à internet em busca de produtos e serviços, o profissional freelancer vem ganhando atenção  e o seu trabalho se tornou indispensável para empresas que querem ter destaque e boa reputação diante dos consumidores.

No marketing digital, são muitos os nichos de atuação para um freelancer, veja alguns deles:

  • Redator web; 
  • Revisor;
  • Tradutor de textos;
  • Digitador ou transcritor de Conteúdo;
  • Produtor e editor de vídeos;
  • Consultor de UX Design;
  • Design de logos e identidade visual
  • Criação de  infográficos; 
  • Criação de anúncios;
  • Marketing de afiliados;
  • Mídias sociais.

É recomendável que você conheça cada área para entender qual delas se encaixa melhor no seu perfil. 

Todos esses profissionais estão intimamente ligados às estratégias mais utilizadas no Marketing digital que envolvem aquisição, encantamento e fidelização de clientes, falaremos mais disso no próximo tópico.

Como começar a trabalhar com Marketing Digital

Para começar a trabalhar em um emprego como freelancer, você não precisa necessariamente ter uma formação universitária, isso não significa que você não precise se especializar, estudar e estar sempre atualizado, afinal, as mudanças no meio digital são sempre rápidas e dinâmicas.

 Existem muitos cursos gratuitos e pagos disponíveis na internet, e que vão te ajudar a dar seus primeiros passos no aprendizado sobres as estratégias do Marketing digital, como o SEO (otimização para motores de busca), Inbound e outbound Marketing, Marketing de conteúdo, produção de conteúdo para web, entre outros.

Por mais que as terminologias pareçam estranhas, com o tempo você vai se familiarizando e percebendo, na prática, como esses conceitos se articulam e vão te ajudar a se inserir no mercado freelancer.

Assista vídeos, leia a respeito e se mantenha informado. Existe muito conteúdo de qualidade que vai te auxiliar neste processo.

Vantagens de ser freelancer

Ser Freelancer de Marketing digital é um caminho que exige foco, estudo e muita organização, mas as vantagens trazidas por esta modalidade de trabalho são recompensadoras. 

Poder trabalhar de maneira autônoma e em horários flexíveis, fazer um baixo investimento – já que você precisará basicamente de um computador e uma internet de qualidade –  acesso a cursos que podem ser realizados gratuitamente, além de poder trabalhar no conforto de sua casa, sem tanta pressão e burocracia. 

Obviamente isso gera um impacto muito positivo na qualidade de vida de quem quer ingressar nesta carreira e são atrativos para qualquer profissional.

1 comentário
  1. Marcio Roberto Diz

    Pow, muito bom seu conteúdo! Já Pensou em Atrair Mais
    Pessoas para Lerem Suas Postagens? Por que ainda não
    inseriu os Banners da plataforma do ‘Trafego Para Site’
    (TPS) aqui nas suas Páginas? Descubra, Sem Compromisso,
    a Solução GRATUITA Para Atrair Visitantes Reais através da
    Plataforma ‘TrafegoParaSite com br’ ou pesquise no Google
    por ‘PortaLHeRo Como fazer Marketing Digital’ e irá
    encontrar! Vale a Pena Trazer Mais Pessoas pra Ler Sua
    Matéria, Ficou Show!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.