França impõe 12 horas de toque de recolher em todo país

1

O governo da França decidiu estender o toque de recolher para todo o país. A partir deste sábado (16), todos os quase 67 milhões de franceses devem ficar pelo menos 12 horas confinados em casa, entre às 18h e 6h. A multa para quem descumprir a regra é de 135 euros, ou seja, cerca de 850 reais.

Apesar da restrição, há algumas exceções, segundo comunicado do governo. As pessoas ainda podem sair de casa após o toque de recolher para trabalhar, consultas médicas e outros motivos de urgência, mas as lojas terão que fechar as portas às 18h.

Os restaurantes também devem parar de fazer negócios, mesmo como comida para viagem, mais cedo. Os cafés e restaurantes da França já estavam fechados para clientes sentados e ficarão assim até meados de fevereiro.

O toque de recolher já está em vigor na maior parte do país, em várias regiões, mas começava às 20h. No entanto, em regiões mais afetadas pelo vírus iniciava às 18h.

Diante da ameaça de novas e mais contagiosas variantes do coronavírus, o governo francês tenta reduzir os contatos sociais no início da noite, quando pessoas se encontram para beber e petiscar antes do jantar.

O primeiro-ministro da França, Jean Castex, não descarta a imposição de um novo lockdown se a pandemia continuar a avançar. Um novo confinamento seria o terceiro da França desde março passado.

Pandemia na França

A restrição que impede os franceses de saírem de casa em toda França vem em meio ao aumento de casos de covid-19. O coronavírus matou mais de 70 mil pessoas na França, o sétimo maior número de mortes no mundo. 

Além disso, o governo está preocupado com a variante mais transmissível detectada pela primeira vez no Reino Unido e que agora responde por cerca de 1% dos novos casos.

As infecções diárias atingiram um patamar de 20 mil e aumentou o número de pessoas que precisam de unidades de terapia intensiva, de acordo com a mídia local. O governo também foi criticado pelo ritmo lento da campanha de vacinação.

Leia Também:

1 comentário
  1. […] França impõe 12 horas de toque de recolher em todo país […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.