França começa paralisação total de sua usina nuclear mais antiga

De acordo com as informações oficiais, último reator ainda ativo começou a ser paralisado nesta segunda-feira (29)

0

A França começou a colocar em prática oficialmente a paralisação das atividades da Usina Nuclear de Fessenheim. Trata-se de uma das usinas nucleares mais famosos do mundo. A paralisação do último reator começou a ser realizada oficialmente nesta segunda-feira (29).

A expectativa é que o funcionamento desse segundo e último reator seja totalmente desativado nessa madrugada da terça-feira (30). Ou seja, a partir das primeiras horas do dia seguinte, os funcionários começarão a trabalhar no processo de retirada da estrutura.

A paralisação das atividades é considerada uma vitória, ainda que simbólica, dos ativistas antinucleares. Isso porque esse é uma reivindicação deles. Mas políticos e funcionários da região estavam tentando fazer com que a usina não desparecesse.

De acordo com as autoridades, o reator vai ser desconectado por volta das 23h30. Ou seja, 18h30 pelo horário de Brasília. Vale lembrar ainda que o primeiro foi desconectado ainda no último dia 22 de fevereiro deste ano.

Mas será preciso muita calma até a desativação total da usina. Especialistas acreditam que a retirada total do combustível deverá ser feita até, no mínimo, o ano de 2023. Já o desmantelamento total será feito até 2040, em projeções mais otimistas.

Usina Nuclear

A Usina Nuclear de Fessenheim está localizada na comuna de Fessenheim, que fica no Nordeste da França. Esta usina está em operação há 47 anos no país europeu. Logo depois do acidente nuclear de Fukushima, no Japão, os temores em torno da segurança sísmica do local aumentaram significativamente.

Desastres nucleares não são tão incomuns no mundo. O maior da história aconteceu com a usina nuclear de Chernobyl, na antiga União Soviética, ainda em 1986. O local do desastre, que hoje é situado na Ucrânia, é considerado inabitável até os dias atuais. O caso é um dos mais discutidos do mundo e ganhou até versão para livros e séries de TV. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.