Foto de paisagem aparentemente inocente tem causado estragos em dispositivos Android

Relatos diversos, mas apenas de quem usa sistema operacional abaixo do 11

0

Um episódio bem desagradável tem acontecido com pessoas que têm smartphone com Android abaixo da versão 11: é o travamento completo, fazendo com que seja preciso optar por formatação, em alguns casos.

O problema é sentido assim que o usuário coloca determinada foto de paisagem como fundo de tela: infelizmente, não se tem divulgação de qual foto é essa, mas sabe-se que ela é colorida. Inclusive, é justamente devido ao seu esquema específico de cores que o sistema Android entra em colapso.

Os dispositivos do Google só reconhecem fotos que tenham a configuração RGB: ele é encontrado na maioria das imagens retiradas do Google, das lojas dos aparelhos celulares, da Google Play Store e também de aplicativos reconhecidos, como o Pinterest.

Todavia, a foto que faz com que o Android pare de funcionar utiliza uma configuração diferente de cores: a sRGB. Acredita-se que é por causa dessa incompatibilidade que o celular simplesmente trava e não parece que exista um vírus que tente acessar os aparelhos usando esse defeito. Na realidade, o mais provável é que seja somente um embate de códigos eletrônicos.

Ainda que a segurança de dados do usuário não seja afetada, é claro que se torna preocupante ter um esquema de fotos desconhecidas que têm potencial para prejudicar o Android.

Seu smartphone foi afetado pelo sRGB? Entenda como reverter

Se isso está acontecendo com o seu aparelho, a forma mais segura de recuperá-lo é a formatação e ela pode ser feita facilmente. Cada celular tem uma sequência de códigos para acionar as restaurações de fábricas e é só procurar por elas no site da fabricante ou na Internet. Encontrando-a, bastará selecionar tudo o que o sistema Android pedir e aguardar que a formatação termine.

No entanto, cabe salientar que o celular perderá todo tipo de personalização já feita, assim como os seus arquivos. Com o aparelho travado pela incompatibilidade sRGB, não será possível salvar nada, uma vez que ele não passará da tela de bloqueio.

Avalie o Artigo:

Está "bombando" na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.