Beneficiários fora do país: saiba se pode sacar o FGTS

O saque do FGTS também pode ser movimentado por quem está fora do país. Para ter acesso ao saldo só é necessário estar dentro dos requisitos solicitados pelo Conselho Curador do FGTS. 

Todo trabalhador brasileiro com contrato de trabalho formal, regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e, também:

  • Trabalhadores domésticos, rurais, temporários, intermitentes, avulsos, safreiros (operários rurais que trabalham apenas no período de colheita) e atletas profissionais têm direito ao FGTS.

O diretor não empregado pode ser incluído no regime do FGTS, a critério do empregador. Então, veja a seguir quais são as condições: 

  • Contrato de trabalho rescindido pelo empregador, sem justa causa;
  • Extinção normal do contrato de trabalho a termo;
  • Aposentadoria concedida pela Previdência Social;
  • Permanência do trabalhador por três anos ininterruptos fora do regime do FGTS, neste caso, sendo permitido o saque a partir do mês de aniversário do titular da conta;
  • Permanência da conta vinculada por três anos ininterruptos sem crédito de depósito, para afastamento ocorrido até 3/7/1990;
  • Rescisão por acordo;
  • Titular de conta vinculada com idade igual ou maior que 70 anos;
  • Saque imediato – de acordo com a MP 889/2019.

Então, estando fora do país, para sacar o FGTS é preciso obter o formulário de Solicitação de Saque FGTS. Em seguida, comparecer a um consulado do Governo Brasileiro. 

Documentos necessário para saque do FGTS fora do país

No local apresente o formulário junto a documentação (original e cópia) que comprova o direito à movimentação da conta vinculada. O formulário deve ser impresso em uma única página e assinado na presença do representante consular.

No caso de encaminhamento via formato da Apostila de Haia, o Consultado deverá encaminhar a Declaração de Comparecimento.

O FGTS será creditado em conta da Caixa ou em outro banco brasileiro de sua titularidade. Caso você não possua conta bancária no Brasil, é possível indicar a conta de alguém de sua confiança. O saldo é liberado no prazo de até 15 dias úteis.

FGTS: direito do trabalhador

Apesar de ser vendido, em algumas situações, como um benefício social, o FGTS se trata de um direito adquirido. Os objetivos da poupança compulsória são: 

  • Criar um ‘mecanismo estabilizador da economia’ para amparar economicamente o trabalhador demitido sem justa causa. A proposta visa evitar uma alteração brusca no consumo familiar;
  • Outra finalidade do FGTS é criar um meio de viabilizar um fundo de financiamento para construção civil, para que dessa forma o trabalhador consiga adquirir moradia própria.

Em casos de catástrofes, o Governo Federal deveria viabilizar um auxílio governamental oriundo de fontes de financiamento externas. O uso do FGTS nesses casos impossibilita sua estabilidade no futuro. 

Quando liberar o FGTS?

O FGTS deve ser liberado quando destinado a redistribuição de renda e melhoria de vida. Entretanto, muitas vezes as liberações usuais geram o empobrecimento de determinadas camadas da sociedade.

Nessas situações o dinheiro não estimula a economia, não gera empregos e nem promove a conquista de patrimônios. O mesmo ocorre quando o FGTS é liberado para a quitação de dívidas. 

O que ocorre é o enriquecimento das camadas mais ricas da sociedade. Elas são as que regem os setores que se beneficiam dessas medidas criadas pelo Governo.

Amanda Bonetto

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

9 horas ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago