Os cidadãos que são titulares do BPC (Benefício de Prestação Continuada) podem ter o pagamento mensal ameaçado e assim, perder o benefício de vez. Por esse motivo, é importante ficar atento a todas as regras do programa.
A saber, o risco se dá pela falta do cumprimento de uma das regras mais importantes do benefício. Para esclarecer, trata-se da atualização do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Resumindo, o CadÚnico é a base de dados que o Governo Federal utiliza para realizar a distribuição dos benefícios sociais para os cidadãos brasileiros. Dessa forma, o beneficiário deve ser atualizado periodicamente para não comprometer os pagamentos.
Em primeiro lugar, o BPC é um benefício social destinado a pessoas idosas, assim como pessoas com deficiência que se enquadram no grupo de baixa renda. Dessa forma, a porta de entrada para fazer parte do programa é a inscrição no CadÚnico, que deve ser atualizada a cada 2 anos.
Entretanto, ao ingressar no programa, muitas pessoas esquecem desse detalhe e isso, pode ocasionar a perda do benefício. Diante disso, para garantir a continuidade dos pagamentos, os beneficiários precisam atualizar seu cadastro de acordo com dois requisitos:
Sendo assim, com o BPC, idosos e pessoas com deficiência que não possuem meios de subsistência podem garantir o recebimento de um salário mínimo mensal. Com isso, os pagamentos são realizados pelo INSS, apesar do benefício não ser de caráter previdenciário.
Antes de tudo, a atualização do CadÚnico tem o objetivo de revisar todas as informações cadastrais das famílias, como renda, composição familiar, endereço, entre outras coisas. Dessa maneira, os beneficiários do BPC devem realizar o procedimento a cada 2 anos para garantir a continuidade dos pagamentos, conforme mencionado.
Em suma, se não realizar a atualização, o cidadão poderá ter seu benefício suspenso e até mesmo cancelado. Afinal de contas, de acordo com o Ministério da Cidadania, a falta de atualização sugere que a família não necessita mais do benefício e que não se enquadra mais no grupo de vulnerabilidade social.
Assim, para atualizar o cadastro, os beneficiários devem se dirigir ao CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) do seu município com os documentos necessários. Também é importante dizer que os documentos podem variar de acordo com a necessidade de cada família e das exigências do município.
Por outro lado, confira a seguir uma lista com os documentos mais utilizados para atualizar o BPC:
Um detalhe fundamental a se saber é que, além do BPC, a inscrição no CadÚnico também pode abrir portas para vários outros benefícios sociais do Governo Federal. Com isso, visando esclarecer melhor, confira a lista dos programas disponíveis por meio do cadastro:
Sobretudo, é válido lembrar que apenas o cadastro no CadÚnico não garante o ingresso nos programas. Para participar dos benefícios, portanto, o cidadão deve se enquadrar nas regras de cada um deles.
Leia ainda: URGENTE! Migração de beneficiários provoca MANUTENÇÃO no sistema do BOLSA FAMÍLIA
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…
View Comments
Sim se governor pagase o bolsa familha pra no8s que recebe loa que nois nao pode trabalhar de Carter asinada eu Pago alugueu eu passo Anurado so esse salario
Eu rebia o bolsa mas Cordarone fico ruin pra mim que eu nao tenho casa moro de aluguel so loas nao da e lula aprova pra nois re receber bolsa nois do loaß nao pode trabalhar de carteira assinada