Filipinas ordena retorno de embaixadora que agredia empregada no Brasil

Embaixadora das Filipinas foi filmada agredindo a sua empregada em diversas ocasiões. Itamaraty ainda não se pronunciou sobre o caso

1

A embaixadora das Filipinas, Marichu Mauro, vai ter que voltar para o seu país. Isso, aliás, é uma exigência da Secretaria de Relações Exteriores das Filipinas. A decisão veio depois da divulgação de vídeos onde ela aparece agredindo a sua empregada.

Marichu é embaixadora das Filipinas no Brasil há mais de dois anos e meio. Ela entrou para o cargo ainda no Governo de Michel Temer. Ela, aliás, ganhou uma condecoração no Governo do atual presidente, Jair Bolsonaro.

Depois da divulgação dessas imagens em jornais da TV Globo, funcionários acionaram o Ministério Público do Trabalho (MPT). O MPT, por sua vez, notificou o Ministério das Relações Exteriores sobre o caso. Mas o Itamaraty não se pronunciou ainda.

Seja como for, o secretário das Relações Exteriores das Filipinas, Teddy Locam Jr disse que a embaixadora vai voltar para o país para “explicar os maus tratos”. Com esse retorno, o Itamaraty terá que trabalhar rápido na substituição da embaixada do país no Brasil.

Vale lembrar que mesmo com o retorno da diplomata para as Filipinas, o Brasil seguirá investigando. Mas provavelmente a investigação não vai envolver um possível retorno de Mauro para cá. Os dados dessa investigação deverão ajudar as investigações de lá.

Crise Filipinas x Brasil?

Em tese esse episódio não vai atrapalhar as relações internacionais entre Filipinas e Brasil. É que tratou-se portanto de um episódio de uma pessoa. Assim, mais problemas não devem acontecer entre os dois países. Pelo menos não por causa disso.

Seja como for, os internautas estão comentando muito o caso nas redes sociais. Várias pessoas estão pedindo uma punição mais forte para a diplomata seguindo as leis brasileiras. Mas o fato é que isso não deve acontecer. Pelo menos é isso o que dizem os principais especialistas em direito internacional.

1 comentário
  1. […] começou depois que o programa da TV Globo, Fantástico, divulgou vídeos que mostravam a embaixadora das Filipinas, Marichu Mauro, agredindo a sua empregada. Isso acabou causando uma grande confusão […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.