Ficar sentado muito tempo faz mal à saúde?

Confira agora os males que ficar tempo demais sentando pode ocasionar à saúde

0

Não tem nada melhor do que chegar em casa após um dia de trabalho cansativo e se sentar no sofá, inclusive, não há problema algum nisso. Mas você sabia que ficar sentado muito tempo faz mal à saúde? Saiba tudo aqui no Brasil 123.

Então, apesar de ficar sentado não exigir muito do corpo e ser um modo de descansar, ficar sentado por muito tempo pode favorecer a ocorrência de alguns problemas de saúde. Se você passa muitas horas sentado em casa assistindo TV ou se o seu trabalho exige de você ficar sentado por horas a fio, isso é um problema.

O corpo humano necessita de movimento de forma frequente, portanto, ficar sentado por mais de 6 horas seguidas diariamente pode prejudicar sua saúde em longo prazo. Ao permanecer sentado por muito tempo, sem se exercitar, você desenvolve um quadro de sedentarismo, que pode desencadear problemas como sobrepeso, diabetes, hipertensão e insuficiência cardíaca.

Qual o problema de ficar sentado muito tempo?

Permanecer sentado por um tempo superior a 6 horas por dia é prejudicial ao organismo. Veja abaixo algumas alterações que isso pode provocar:

Fraqueza muscular

Para que os músculos se fortaleçam é necessário movimentá-los. Então, quando o indivíduo não se movimenta, os músculos reduzem sua atividade elétrica de forma significativa, pois o corpo está em um estado de relaxamento muscular no qual os músculos não estão sendo utilizados.

Diminuir a atividade do músculo deixa os músculos menos resistentes e também dificulta a chegada da circulação sanguínea ao cérebro. Por isso, a endorfina não chega ao cérebro e as sensações de fadiga e tristeza são acentuadas.

Reduz o metabolismo

Como dito anteriormente, quando o indivíduo está sentado, os músculos quase não estão sendo utilizados, por isso, o metabolismo é reduzido. Com isso, o ganho de peso ocorre de forma mais rápida, principalmente se durante esse período de repouso houver a ingestão de alimentos.

Vale salientar que o metabolismo reduzido também diminui os movimentos intestinais, o que aumenta a prisão de ventre e a flatulência.

Doenças do coração

Ao permanecer sentado por um tempo superior a 3 horas, as artérias ficam mais contraídas, assim, a circulação sanguínea pelo corpo é menor. Por isso, o coração precisa se esforçar mais para garantir que o sangue seja bombeado, o que pode provocar problemas cardiovasculares no decorrer do tempo, como hipertensão e insuficiência cardíaca.

A falta de atividade física também aumenta os níveis de colesterol ruim no organismo. Pois, a produção da enzima lipase é reduzida, e essa enzima é responsável por eliminar o colesterol ruim da circulação sanguínea. Aumentando os níveis de colesterol, o risco de infarto do miocárdio e de acidente vascular cerebral também aumenta.

O aumento de gordura também leva ao aumento de peso, o que pode provocar, em casos mais extremos, obesidade.

Permanecer sentado por um tempo superior a 6 horas por dia é prejudicial ao organismo - Reprodução AdobeStock
Permanecer sentado por um tempo superior a 6 horas por dia é prejudicial ao organismo – Reprodução AdobeStock

Diabetes

A insulina é responsável por recolher a glicose da circulação sanguínea e introduzi-la na célula. Porém, a insulina de indivíduos que não realizam atividade física tem maior dificuldade de captar essa glicose, assim, o risco de contrair diabetes é maior.

5/5 - (2 votes)
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.