A pandemia da Covid-19 afetou diversas atividades econômicas em todo o mundo. E o setor de shoppings centers foi um dos mais atingidos pelas medidas de distanciamento social. No entanto, o forte tombo registrado em 2020 não se repetiu em 2021.
De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o setor registrou um faturamento de R$ 159,2 bilhões no ano passado. Isso representa um crescimento de 23,6% na comparação com o faturamento de 2020 (R$ 128,8 bilhões).
Embora o montante tenha crescido fortemente na base anual, o valor ainda ficou muito abaixo do verificado em 2019. A saber, o ano chegou ao fim com um faturamento de R$ 192,8 bilhões, valor 17% maior que o de 2021. Isso quer dizer que o desempenho dos shoppings do país continua mais fraco do que antes da pandemia.
Em suma, a restrição da circulação de pessoas derrubou o faturamento dos shoppings centers em 2020. O número de visitantes em todos os shoppings do Brasil em 2020 havia afundado 32%, totalizando 341 milhões de visitantes. Já em 2021, houve 397 milhões de visitantes, alta de 16,4% sobre 2020, mas queda de 20,9% em relação a 2019 (502 milhões de visitantes).
Em 2021, os shoppings do Brasil sofreram principalmente no primeiro semestre com uma forte onda de infecções e mortes provocadas pela Covid-19. O cenário impediu a abertura de diversas lojas em todo o país. Contudo, as restrições perderam força ao passo que a vacinação avançava e os casos e mortes se mostravam cada vez menores.
“O resultado positivo do ano passado é um grande indicativo de como o setor se fortaleceu, após as restrições de funcionamento, e está caminhando para a recuperação total das perdas do período pandêmico”, disse Glauco Humai, presidente da Abrasce.
“Os consumidores foram seguros às compras em 2021 e aos poucos vão retomando o hábito de frequentar shopping centers, com cada vez mais pessoas vacinadas e protocolos de higiene mais atrelados à rotina, o que garante maior tranquilidade e confiança a todos”, acrescentou Humai.
Em relação às variações regionais, o maior crescimento percentual do faturamento foi registrado no Norte (+29,4%). Em seguida, ficaram Nordeste (+25,8%), Sudeste (+24,9%), Centro-Oeste (+21,4%) e Sul (+15,1%).
Por fim, cinco shopping centers foram inaugurados no Brasil em 2021. Para 2022, a previsão é que ocorram 13 novas inaugurações (cinco no Sudeste, três no Nordeste, três no Sul e dois no Centro-Oeste). Da mesma forma, o número de lojas também cresceu, totalizando 112 mil, acréscimo de 1,5% em relação a 2020.
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