Fase de transição: Governo de SP libera comércio e igreja a partir deste domingo (18)

Restaurantes, salões de beleza e academias reabrem no dia 24

0

Nesta sexta (16), governo de São Paulo anunciou que o estado passará por uma “fase de transição” do Plano SP, com regras das fases vermelha e laranja, liberando a reabertura do comércio e a realização de cultos religiosos a partir deste domingo (18).

fase de transição SP
Planejamento para a fase de transição do Plano São Paulo. Imagem: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Durante a coletiva de imprensa, o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) antecipou que o estado terá uma nova etapa do plano de flexibilização das medidas restritivas contra Covid-19, prevendo a reabertura de restaurantes, salões de beleza e academias no dia 24 de abril. Os estabelecimentos terão que respeitar a ocupação máxima de 25% da capacidade total. Já bares, mesmo oferecendo comida, seguirão proibidos.

Entre os dias 18 e 23, o comércio pode abrir as portas das 11h às 19h e os cultos religiosos devem seguir protocolos de segurança contra o coronavírus.

A partir do dia 24, restaurantes, salões de beleza e estabelecimentos culturais, como cinemas e teatros, podem funcionar das 11 às 19h, enquanto as academias podem abrir em dois períodos do dia: das 7h às 11h e das 15h às 19h. No dia 30 de abril haverá avaliação sobe a flexibilização das medidas e possível atualização do Plano São Paulo.

“Importante a gente frisar que o que estamos fazendo no meio de uma pandemia, que é uma guerra sanitária, é avaliar a situação de hoje, prever a situação dos próximos dias, e procurar com muita segurança, se é que é possível, dar passos adiante.”, disse Rodrigo Garcia.

O toque de recolher das 20h às 5h e a recomendação pelo teletrabalho foram mantidas, assim como a recomendação do escalonamento de horários alternados para a entrada de funcionários dos setores de serviços, do comércio e da indústria.

“Tudo isso foi feito com diálogo com setores. E o pedido deles no geral foi: precisamos retomar nossas atividades, precisamos de um voto de confiança e faremos com total responsabilidade.”, informou a secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen.

Resumo das mudanças da fase de transição em SP

A partir de domingo (18)

  • Shoppings e lojas podem receber clientes das 11h às 19h, com público limitado a 25% da capacidade total.
  • Cultos religiosos coletivos podem ocorrer com distanciamento e controle de acesso.

A partir de 24 de abril

  • Restaurantes e lanchonetes podem oferecer atendimento presencial das 11h às 19h, com limitação de 25% da capacidade total
  • Bares não estão liberados, mas podem funcionar como restaurantes (público sentado, serviço de alimentos e bebidas para acompanhar) – neste caso, devem seguir as regras de restaurantes.
  • Salões de beleza e cabelereiros podem ter atendimento presencial das 11h às 19h, com 25% da capacidade total.
  • Cinemas, teatros, museus, eventos e convenções podem funcionar das 11h às 19h, com controle de acesso, público sentado, assentos marcados e 25% da capacidade.
  • Academias, clubes e centros esportivos podem abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h, apenas para atividades físicas individuais com agendamento prévio, com 25% da capacidade total.
  • Parques também reabrem, mas o horário ainda não foi definido.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.