Facebook anuncia que vai reduzir exibição de conteúdo político no Brasil

Um anunciou feito pelo Facebook nesta quarta-feira (10) revelou que a rede social irá reduzir a exibição de conteúdo político para “uma pequena porcentagem de pessoas”. A ação faz parte de um teste que acontecerá no Brasil, Canadá e Indonésia a partir desta semana.

Leia também: STF mantém decisão que liberou defesa de Lula a ter acesso a mensagens de operação

“Durante esses testes iniciais, avaliaremos diferentes maneiras de classificar o conteúdo político no feed das pessoas, usando vários sinais para então decidir as abordagens que usaremos no futuro”, disse o Facebook em nota.

No comunicado, a companhia não informou por quanto tempo essas mudanças serão mantidas. Ainda de acordo com a empresa, nas próximas semanas, o teste será feito também em usuários dos Estados Unidos.

Até o momento, o Facebook ainda não deu exemplos de conteúdos de política que serão “escondidos”. Todavia, a empresa afirma que os conteúdos de agências e serviços oficiais do governo não serão afetados pelas mudanças.

Pergunta aos participantes

De acordo com o Facebook, as pessoas selecionadas para o teste irão receber perguntas para que elas revelem como foi a experiência ao usar a rede com menos conteúdos relacionados à política no feed.

A política no Facebook

Na nota, o Facebook diz que, com base em dados dos EUA, o conteúdo político representa cerca de 6% do que as pessoas veem na rede social. No entanto, um levantamento feito pela empresa em 2020 mostrou que a maioria das páginas com mais engajamento abordavam esses temas.

Nesse sentido, por gerarem mais interações, os algoritmos das redes sociais privilegiam os conteúdos, principalmente por manterem as pessoas por mais tempo nos aplicativos, uma medida valiosa para gerar receitas.

Rede social lucrou 58% a mais

Nesta quarta (10), a empresa também revelou que o faturamento em 2020 foi alto. De acordo com o Facebook, durante todo o ano passado, a empresa obteve quase US$ 86 bilhões em receitas e alcançou mais de US$ 29 bilhões em lucros – aumento de 58% ante 2019.

Os resultados positivos aconteceram apesar do boicote de marcas, que reivindicavam medidas mais rígidas contra a disseminação do ódio e de conteúdos racistas em sua plataforma.

Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para acompanhar todas as notícias!

Alisson Ficher

Recent Posts

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

23 horas ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago

Bolsa Família em agosto terá adicional de R$ 108; confira as datas de pagamento

Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…

1 semana ago