Com a rotina cada vez mais pesada e com o dia repleto de atividades para fazer, muitas pessoas têm optado por preparar toda a comida da semana e conservar na geladeira. Mas nem todas as pessoas conseguem conservar os alimentos com qualidade por muito tempo.
Manter os produtos em bom estado por um longo período de tempo é uma forma de economizar tempo e dinheiro, além disso, evita o desperdício. Mas é preciso saber como armazenar os alimentos da forma correta para que você consiga conservar a comida por mais tempo na geladeira. Então, se você deseja aprender a como fazer isso, leia este post com muita atenção.
Como existem diferentes tipos de alimentos, existem também diferentes formas de armazená-los. Alguns alimentos devem ser armazenados congelados, outros apenas sob refrigeração. Então, veja como conservar cada um deles por mais tempo na geladeira:
Congelar alimentos é a melhor maneira de deixá-los conservados por um tempo maior. Então, por meio desse processo é possível conservar praticamente qualquer tipo de alimento, como frutas, legumes e refeições prontas. Por isso, muitas pessoas preparam a comida no final de semana e armazenam em potinhos para comer durante toda a semana.
Uma dica para fazer com que os alimentos fiquem armazenados da forma correta é colocar alimentos diferentes em recipientes diferentes. Alguns alimentos, como carnes, por exemplo, podem ser armazenados em saquinhos.
Para manter as frutas e os legumes conservados por um tempo maior, a dica é deixá-los sempre em geladeira, de preferência na área destinada para isso: a gaveta. Existem algumas frutas que conseguem resistir fora da geladeira por um tempo maior, como é o caso das bananas e maçãs, mas isso também varia conforme o clima da região.
Se você optar por armazenar as suas frutas em uma fruteira, borrife um pouco de água sobre elas diariamente, a fim de evitar que elas desidratem, para não estragarem rapidamente.
No que diz respeito aos laticínios, eles podem permanecer fora da geladeira, desde que não estejam abertos. Depois que você abrir esses produtos, é necessário armazená-los na geladeira e consumi-los o quanto antes. Vale salientar ainda que os produtos laticínios de origem caseira precisam ser armazenados em geladeira logo após o preparo, pois eles não possuem conservantes.
Além disso, iogurtes e queijos também devem ficar dentro da geladeira, preferencialmente da região superior, ou seja, na área reservada para os “frios”. Nessa região há maior estabilidade da temperatura, então, os produtos ficam conservados por um tempo maior.
Muitas pessoas costumam guardar os pães dentro da geladeira, mas esse não é o melhor lugar para isso. A baixa temperatura da geladeira ajuda a preservar o produto, porém, também faz com que ele desidrate de forma rápida. Sendo assim, quando for guardar os pães, coloque-os em um recipiente fechado e fora da geladeira.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…