Expressões racistas que você usa no seu dia a dia

0

A abolição da escravatura no Brasil ocorreu em 13 de maio de 1888. Contudo, até hoje o racismo não foi abolido da sociedade. É comum ler e escutar várias expressões racistas no dia a dia, algumas pessoas usam sem saber a origem delas. Veja abaixo alguns exemplos e pare de usá-las hoje mesmo.

Segundo site Wikipedia, o racismo “consiste no preconceito e na discriminação com base em percepções sociais baseadas em diferenças biológicas entre os povos”.

Expressões racistas que você usa no seu dia a dia

  • A coisa está preta.

Uma das expressões racistas mais usadas por aí. Geralmente, essa frase é usada quando a pessoa quer dizer que a situação está difícil ou complicada. Assim, usá-la atribui uma conotação negativa. Ao invés de falar “a coisa está preta”, fale “a coisa está complicada”, por exemplo.

  • Fulano denegriu minha imagem.

Usado quando a pessoa quer dizer que alguém difamou a imagem de outra.

  • Criado-mudo

É como muitas pessoas chamam o móvel que fica ao lado da cabeceira da cama. Na época da escravidão quem ficava ao lado da cama, mudo, segurando as coisas do “senhor” era um escravo.

  • Fulana tem a cor do pecado.

Na lista de expressões racistas temos mais uma muito comum no dia a dia. Ela associa a cor negra ao pecado e ainda sexualiza a mulher negra.

  • Não sou tuas negas.

Na época da escravidão, os negros eram propriedades dos senhores, que podiam fazer o que bem quisessem com eles.

  • Cabelo ruim.

Mais uma na lista de expressões racistas. Passa a ideia que ter o cabelo crespo, afro ou cacheado é algo ruim. Que o cabelo “bom” é o liso. Durante anos um forte traço da cultura afro foi negado por causa desse preconceito, que inclusive foi muito lucrativo para algumas empresas de cosméticos.

  • Mercado negro e lista negra.

Essas expressões associam a palavra negro a algo ilegal ou prejudicial e são pejorativas.

Leia também:
Mitos e verdades sobre o feminismo, saiba mais
O que ajuda a acelerar o metabolismo e obter perda de peso saudável

Curta a página do Brasil 123 no Facebook para conferir mais dicas de saúde e bem-estar!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.