Expectativa de brasileiros em relação à inflação sobe em feverereiro

Cenário de atividade econômica fraca contribui para o resultado

1

Os consumidores brasileiros projetaram a taxa de 5,3% para a inflação nos próximos 12 meses. Isso de acordo com a expectativa mediana, que subiu 0,1 ponto percentual em fevereiro deste ano, na comparação com o mês anterior. Além disso, também houve aumento em relação à mediana de fevereiro de 2020, de 0,3 ponto. A Fundação Getúlio Vargas (FGV), que realizou o levantamento, divulgou os dados nesta terça-feira (23).

“O aumento da expectativa mediana da inflação dos consumidores para os próximos 12 meses tem sido influenciado pelo movimento de alta de alimentos e bebidas, produtos com elevada participação na cesta de consumo dos indivíduos. A sustentação dos preços apesar da fraca atividade econômica está associada à concessão dos auxílios emergenciais e aos aumentos das commodities”, explicou a economista da FGV, Viviane Seda Bittencourt. 

 

Apenas 15,2% dos brasileiros projetam a inflação abaixo da meta

De acordo com a pesquisa, 15,2% dos consumidores brasileiros projetaram valores abaixo da meta da inflação para 2021, que é de 3,75%. Em suma, houve um aumento do indicador, visto que, em janeiro, a parcela ficou 1,0 ponto percentual abaixo. A saber, os 14,2% do mês passado figurou como o menor patamar dos últimos sete meses. Por outro lado, houve uma queda de 2,6 pontos percentuais (p.p.) na proporção de consumidores que projetaram a taxa acima do limite superior da meta de inflação para 2021, que é de 5,25%. Assim, a parcela caiu de 39,7% para 37,1%.

Por fim, as expectativas medianas para a inflação nos próximos 12 meses subiram 0,3 ponto para os consumidores com renda familiar mensal até R$ 2,1 mil. Dessa forma, a expectativa de inflação ficou em 6,1%, ou seja, acima da mediana, que chegou a 5,3%. Já para as famílias com renda acima de R$ 9.600,00, houve alta de 0,1 ponto nas expectativas. Assim, o valor passou de 4,8% para 4,9%, maior nível desde novembro de 2018 (5,0%). 

 

LEIA MAIS

PEC Emergencial deve congelar salários de servidores por dois anos

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Expectativa de brasileiros em relação à inflação sobe em fevereiro […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.