Exercícios para evitar dor nas costas: 3 dicas para melhorar a saúde

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Os exercícios para evitar dor nas costas consideram diversos pontos de alívio. Já que todos nós queremos um corpo saudável, um organismo livre de dores e rigidez. Nossa estrutura musculoesquelética, aquela que nos sustenta durante nossas atividades, pode estar no centro de muitos problemas de saúde. Isto principalmente quando há, portanto, o desgaste prematuro das vértebras lombares.

exercícios para evitar dor nas costas

Exercícios para evitar dor nas costas

As vértebras lombares, as articulações entre essas vértebras, bem como a musculatura ligada a elas, são estruturas vivas. Dessa forma, isso significa que eles devem ser nutridos para serem saudáveis ​​e fortes.

No entanto, alguns estudos comprovaram que determinadas posturas no trabalho, em especial quando sentado por longos períodos, dificultam a renovação dessas estruturas.

Entretanto, na verdade, se for prolongado de forma recorrente, a posição sentada não é realmente “relaxante” para as costas. Então, veja o que pode estar acontecendo:

  • Os nutrientes também não alcançam os discos intervertebrais (a causa é a pressão que eles sofrem).
  • Na ausência de movimento, a sinóvia (responsável por fornecer nutrientes) não é mais secretada, o que causa o desgaste das articulações.
  • O músculo psoas, que se liga às vértebras lombares, portanto, tende a retrair e perder sua flexibilidade.

Menos dor lombar devido ao exercício

O corpo formando um todo cujas partes respondem umas às outras, quanto mais flexíveis somos (especialmente as costas), mais a mobilidade facilita. E quanto mais você consegue se mover, mais flexibilidade aumenta.

Uma boa mobilidade geral garante uma distribuição adequada das cargas, o que facilita os movimentos e torna os movimentos do corpo mais harmoniosos.

Os exercícios apresentados aqui têm o objetivo de ajudá-lo a manter ou desenvolver a flexibilidade da coluna, visando as vértebras lombares. Portanto, esses exercícios:

  • visam manter suas articulações saudáveis, estimulando a produção de líquido sinovial; a sinóvia também reduz a fricção, lubrificando a articulação e absorvendo o choque;
  • ajuda a fornecer nutrientes e oxigênio aos seus discos intervertebrais e facilita a eliminação de seus resíduos metabólicos;
  • ajudam a alongar e relaxar os músculos ligados às vértebras lombares.

Alongamentos para a parte inferior das costas

O alongamento é um dos exercícios para evitar dor nas costas. Já que eles colocam pressão sobre as articulações, músculos, tendões e ligamentos. Portanto, é muito importante que você ouça o seu corpo ao fazer os alongamentos. Dessa forma, para evitar lesões e maximizar os lucros, você deve:

  • parar de se alongar quando a dor aparecer;
  • manter cada postura (sem dor) por 30 segundos;
  • sentir uma leve sensação de alongamento (nível médio de tensão);
  • alongar frequentemente em vez de ocasionalmente;
  • evitar alongamento intenso (alto nível de tensão).

Alongue as laterais do tronco

Na posição ortostática, braços estendidos para o céu e mãos unidas, incline o tronco levemente para o lado direito, evitando o giro axial do tronco. Então, por conseguinte, faça o mesmo movimento do lado esquerdo.

Alongamento total das costas

Um dos principais exercícios para evitar dor nas costas é este. Sentado em uma cadeira, cruze as pernas (esquerda sobre a direita). Coloque a mão direita ao lado do joelho esquerdo, com o braço estendido. Primeiro vire a cabeça para a esquerda, depois os ombros e todo o tronco.

Portanto, mantenha as costas retas e as nádegas apoiadas na cadeira. Em seguida, repita no lado oposto.

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