Exame obrigatório para detectar ossos nos músculos de bebês é aprovado na Câmara, entenda

O Projeto de Lei que visa a realização obrigatória do exame para diagnosticar a existência de ossos nos músculos de bebês teve sua aprovação na Câmara dos Deputados. O projeto é de autoria do ex-deputado Marcelo Aro e tem a finalidade de proporcionar melhores condições às pessoas que sofrem com a FOP (fibrodisplasia ossificante progressiva). Realizando, portanto, o diagnóstico na triagem neonatal. 

Quer ficar por dentro das informações sobre a aprovação deste projeto de lei? Então, acompanhe este texto.

Qual é a doença que forma ossos nos músculos de bebês?

A doença que forma ossos nos músculos de bebês chama-se fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP). A FOP é uma doença rara de origem genética que causa a formação de osso em alguns tecidos. Por exemplo, tendões, músculos ou ligamentos podem se ossificar e dificultar a movimentação e locomoção, podendo deixar as pessoas sem a possibilidade de se locomover. 

Os sintomas iniciais aparecem nos primeiros momentos da vida das pessoas, que é quando os pediatras podem observar algumas malformações. No entanto, ao longo da vida, comumente até os vinte anos de idade, os outros sintomas tornam-se evidentes. Sendo assim, é possível observar ossificação de partes do corpo que tenham algum atrito. Ou então dificuldade crescente na movimentação de certas partes do corpo, entre outros sintomas. 

Aprovação do projeto de lei

O PL 5090/20 teve sua aprovação pela CCJ da Câmara dos Deputados. Este Projeto de Lei visa a obrigatoriedade de que o Sistema Único de Saúde (SUS) ou então as redes privadas façam um exame a fim de diagnosticar a fibrodisplasia ossificante progressiva ainda em recém-nascidos. Como em grande parte dos casos desta doença, os bebês nascem com malformações nos dedos dos pés, por exemplo, é possível perceber a doença logo cedo. E, dessa forma, oferecer melhores condições de vida às pessoas que sofrem com a FOP. 

A relatora do Projeto, Caroline de Toni, deputada do Partido Liberal de Santa Catarina, afirmou que, uma vez que o exame é simples e depende apenas da observação, não haverá aumento nas despesas para o serviço público. É importante ressaltar, também, que a criação deste projeto é do ex-deputado Marcelo Aro de Minas Gerais. 

Tratamento para a doença que forma ossos nos músculos de bebês

Hoje em dia ainda não existe nenhum tratamento que seja capaz de curar a doença. Contudo, há alguns cuidados que se pode ter para não proporcionar o surgimento de mais ossos. Afinal, certos procedimentos, como cirurgias ou lesões podem ocasionar a ossificação da área que foi afetada. 

Um exemplo é o cuidado com os dentes, pois, uma vez que há o cuidado frequente, é mais fácil evitar a realização de procedimentos que poderiam agravar a doença. Fazendo surgir mais ossos nos tecidos.

É importante, também, manter programações de lazer e atividades sociais, afinal esta doença não afeta o intelecto ou a comunicação, que precisa, portanto, continuar com seu desenvolvimento. 

Você acha que a aprovação da lei que obriga o exame para detectar ossos nos músculos de bebês trará melhores condições para estes brasileiros? Compartilhe conosco sua opinião deixando um comentário abaixo.

Karla Camacho

Recent Posts

Você usa bicarbonato de sódio errado? Veja o erro que pode custar caro!

Você já ouviu dizer que o bicarbonato de sódio é um santo remédio para plantas?…

52 minutos ago

Confira o calendário do programa Mães de Pernambuco 2025

O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…

1 dia ago

Pé-de-Meia Licenciaturas: o que você precisa saber sobre as regras de manutenção

O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…

2 dias ago

Bolsa Família e Auxílio Gás: veja as datas de pagamento do mês de agosto

Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…

3 dias ago

PIS/PASEP: Pagamento final do abono salarial é realizado nesta semana – confira se você tem direito

Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…

1 semana ago

Descontos ilegais: INSS devolve R$ 1 bilhão a beneficiários afetados

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…

1 semana ago