Os auditores da cidade de Austin, Texas, dizem que um antigo funcionário de uma biblioteca pública comprou fraudulentamente $1,5 milhões em toner de impressora, roubou pelo menos $1,3 milhões de dólares e depois vendeu online.
Os auditores receberam uma denúncia em março de 2019 de que Randall Whited estava armazenando toners de impressora roubado em sua garagem até que ele pudesse vendê-los, de acordo com um relatório de 72 páginas datado de outubro de 2020.
Whited era um associado contábil da Biblioteca Pública de Austin e era responsável por fazer e aprovar compras, recibos de caixa, faturamento e outras transações contábeis, dizia o relatório.
Gastança em games
O relatório também dizia que Whited tinha acesso a dez cartões de crédito da biblioteca e usou pelo menos US$ 18 mil deles para comprar itens que pareciam ser para uso pessoal.
Na lista: videogames, fones de ouvido de realidade virtual, aspiradores robóticos e até um drone.
O relatório dizia que os auditores analisaram uma amostra de recibos, ordens de compra e outros documentos de apoio e encontraram “vários exemplos de registros inadequados” (incluindo alguns que foram alterados ou mostraram sua casa como o endereço de envio).
O relatório disse que ele se demitiu em lugar da rescisão em agosto de 2019 por causa de uma questão não relacionada.
Ímprobo
“As más práticas e procedimentos da Biblioteca proporcionaram uma oportunidade para Whited roubar da cidade durante seu mandato, levando ao desperdício e ao excesso de gastos do departamento”.
Os auditores encaminharam as questões para o Departamento de Polícia de Austin, informou o relatório.
“Estamos investigando as alegações e estamos ansiosos para examinar as provas nesta matéria”, disse o advogado de Whited, Bill Hines, à CNN por e-mail.
Ele foi indiciado por um júri no início de setembro por uma acusação de roubo, de acordo com os registros do tribunal, e foi registrado e libertado no final do mês passado, mostram os livros da prisão.
Whited tem uma audiência sobre acusações de roubo agendada para 13 de outubro, de acordo com os documentos do tribunal.