Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, pediu, nesta quinta-feira (7), a remoção imediata de Donald Trump do cargo de presidente. A líder democrata classificou Trump como “um homem muito perigoso” no dia seguinte à invasão ao Capitólio, o Congresso dos EUA.
Ela disse que o vice-presidente Mike Pence deveria recorrer a 25ª emenda da Constituição americana, que permite ao gabinete destituir o presidente em exercício do poder. Em resumo, o texto pode ser aplicado quando o presidente se mostra incapaz de desempenhar suas funções por uma doença física ou mental.
Pelosi ainda afirmou que se Trump não for destituído, a Câmara pode avançar com um segundo processo de impeachment contra o presidente.
“Ontem, o presidente dos EUA incitou uma insurreição armada contra a América”, disse Pelosi em coletiva de imprensa no Capitólio. Pelosi disse em entrevista coletiva que está aguardando uma decisão do vice-presidente Mike Pence e de outros funcionários do gabinete.
Além do vice, ela desafiou outros funcionários do gabinete a tomar a decisão. “Eles defendem essas ações? Eles estão prontos para dizer que nos próximos 13 dias este homem perigoso pode causar ainda mais danos ao nosso país?”, perguntou Pelosi.
A invasão de quarta-feira (6) à sede do poder Legislativo dos Estados Unidos, na capital Washington, forçou os parlamentares a sair do plenário às pressas. O Congresso teve que adiar a sessão para certificar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições.
Os apoiadores de Trump invadiram o prédio após o discurso do presidente americano fora da Casa Branca, mais cedo. Ele pediu ao Congresso que rejeitasse a vitória de seu oponente e encorajou a multidão a marchar em direção ao prédio do Capitólio.
O Capitólio americano viveu cenas históricas de caos, violência e confusão. Pelo menos quatro pessoas morreram no protesto. Horas depois da invasão, o prefeito de Washington ordenou um toque de recolher na cidade.
Assim como outras redes sociais, o Facebook suspendeu a conta do presidente dos EUA, Donald Trump. Mas na plataforma de Mark Zuckerberg, o líder americano está bloqueado por pelo menos duas semanas, até a posse de Joe Biden.
O anúncio foi feito pelo próprio Zuckerberg em uma postagem nesta quinta-feira (7). Portanto, Trump não poderá postar no Facebook e Instagram até 20 de janeiro. Zuckerberg escreveu que os riscos de permitir que presidente poste “são simplesmente grandes demais”.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…