“Eu tive a melhor vacina, o vírus”, diz Jair Bolsonaro

Na semana passada, o presidente revelou que não vai se imunizar contra a covid-19

4

O presidente Jair Bolsonaro minimizou para apoiadores nesta quarta-feira (23) que teve a “melhor vacina, o vírus”. O encontro, com transmissão ao vivo nas redes sociais, foi na cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, onde o chefe do Executivo ainda disse que não teve “efeito colateral”.

Bolsonaro afirma que segunda onda da Covid-19 é “conversinha”
Bolsonaro voltou a minimizar a eficiência de uma vacina contra a covid-19 (REUTERS/Adriano Machado)

No vídeo, o presidente diz: “eu tive a melhor vacina, foi o vírus”, e em seguida, acrescentou “sem efeito colateral”. Contudo, pelo vídeo, que continua disponível nas plataformas, não fica claro o contexto da fala.

Na semana passada, poucas horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir a obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19, Bolsonaro revelou que não vai se imunizar. Ele defende que a vacina não seja obrigatória, já que ainda é “experimental” e criticou a “pressa” pela distribuição da dose.

Após a conversa com os apoiadores, Bolsonaro deixou o Forte Marechal Luz, onde estava hospedado desde sábado (19), para um curto período de férias. O presidente volta a Brasília nesta tarde para passar o natal com a família. Porém, ele já tem outra viagem na agenda. No sábado (26) ele vai ao Guarujá, no litoral de São Paulo, onde passará o ano-novo.

Vacinação no mundo

Ao contrário de outros países que aceleram ao máximo o início da campanha de imunização, o governo federal critica a pressa. Só para exemplificar, o México recebeu as primeiras doses nesta quarta e já inicia a imunização na quinta-feira

Conforme dados coletados pela Bloomberg, as primeiras vacinas da Covid-19 foram aplicadas a mais de 2,7 milhões de pessoas em seis países. O início da maior campanha de vacinação da história também significa um dos maiores desafios logísticos para enviar as doses. 

Nos Estado Unidos, a imunização contra o coronavírus começou em 14 de dezembro com profissionais de saúde. O país tem o maior número de doses aplicadas: 1,11 milhão.

Campanha Global de Vacinação: Mais de 2,7 milhões de injeções administradas em todo o mundo. (Reprodução: Bloomberg)
Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.