Este aplicativo de mensagens carrega cada arquivo que você envia para a internet, o que é ruim

0

O aplicativo de mensagens Go SMS Pro, que tem mais de 100 milhões de instalações da loja Google Play, tem uma falha maciça de segurança que potencialmente permite que as pessoas acessem o conteúdo sensível que você enviou usando a aplicação.

 

Colhendo arquivos

 

E mesmo que o criador do aplicativo tenha sido informado sobre o problema meses atrás, eles não fizeram atualizações para corrigir o que está acontecendo.

Para lhe dar uma ideia de quanta informação o aplicativo vaza, aqui está o que a TechCrunch conseguiu encontrar:

“Ao visualizar apenas algumas dezenas de links, encontramos o número de telefone de uma pessoa, uma captura de tela de uma transferência bancária, uma confirmação de ordem incluindo o endereço de casa de alguém, um registro de prisão e fotos muito mais explícitas do que esperávamos, para ser bem honesto”, diz o repórter de segurança cibernética Zack Whittaker.

Não é ótimo.

O que está acontecendo é o seguinte: Go SMS Pro carrega cada arquivo de mídia que você envia para a internet e torna esses arquivos acessíveis com uma URL, de acordo com um relatório da Trustwave.

Quando você envia uma mensagem com mídia via Go SMS Pro, como uma foto ou vídeo, o aplicativo carrega o conteúdo para seus servidores, cria uma URL apontando para ela e envia essa URL para o destinatário.

 

Inautêntico

 

Se o destinatário também tiver Go SMS Pro, o conteúdo aparece diretamente na mensagem – mas o aplicativo ainda carrega o arquivo e ainda cria aquele link publicamente acessível na internet.

Essa URL é onde o problema está. Não há necessidade de autenticação para olhar o link, o que significa que qualquer pessoa que o tenha poderia ver o conteúdo dentro dele.

E as URLs geradas pelo aplicativo aparentemente têm um endereço seqüencial e previsível, o que significa que qualquer um pode olhar para outros arquivos apenas mudando as partes corretas da URL.

Teoricamente, você poderia até escrever um script para autogerar URLs sequenciais para que você pudesse encontrar e navegar rapidamente por um monte de conteúdo privado compartilhado por pessoas usando o Go SMS Pro.

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.