O bambu é uma planta que nos ensina muitas coisas porque ele demonstra muita capacidade de lidar com as intempéries do dia a dia. Afinal, essa planta suporta os verões quentes e os invernos gelados sem demonstrar sinais de fraqueza. Portanto, veja qual é a forma certa de cultivar bambu mosso na sua casa e conheça de perto a força dessa planta:
Você sabia que a semente de bambu pode levar cinco anos para apresentar brotos acima do solo? Nesse período, a planta leva suas energias para o desenvolvimento das raízes que darão estrutura para atingir o topo com muitos metros de altura. Para isso, você precisa aprender a forma certa de cultivar bambu mosso para garantir esse desenvolvimento. Portanto, veja a seguir:
Até aqui, você entendeu algumas características do bambu em geral. No entanto, você vai entender um pouco mais sobre o bambu mossó antes de começar a cultivar essa planta que necessita de alguns cuidados especiais. Afinal, essa planta atinge cerca de vinte metros de altura em seu estado mais amadurecido.
Além disso, o bambu mossó tolera muitas adversidades climáticas e você não vai ter dificuldade com esse fator em qualquer região brasileira.
Essa espécie é conhecida por sua aparência torta, mas isso não acontece naturalmente. Para isso, você precisa remover a casca que envolve o bambu para afetar sua resistência. Depois disso, a haste vai seguir a direção desejada para entortar o bambu.
Você pode plantar bambu mosso tanto em vasos quanto no solo diretamente. No solo, você vai fazer uma vala que contenha 40 centímetros de diâmetro e profundidade para iniciar o cultivo das sementes.
Além disso, se você quer cultivar em vasos, escolha o recipiente que tenha essas medidas para iniciar o plantio. Visto que, essa planta começa seu desenvolvimento no subsolo e precisa de espaço para se fortalecer durante os primeiros anos de vida.
Por fim, você precisa preparar o solo de modo que ele tenha os nutrientes necessários para o desenvolvimento dessa planta. Ademais, a terra precisa oferecer boa capacidade de drenagem para escoar todo excesso de água depois da irrigação.
A forma certa de cultivar bambu mosso demanda alguns cuidados também. Afinal, essa planta precisa de sol pleno para apresentar um desenvolvimento saudável. Por isso, se você vai cultivar vasos dentro da sua casa no início da vida dessa planta, mantenha-os perto de janelas e varandas.
A rega é semanal na maior parte do tempo de vida dessa planta. No entanto, você vai aumentar a quantidade de regas durante os dias mais quentes do ano. Na dúvida, controle a umidade do solo fazendo testes para saber se ele está seco antes de regar novamente.
Por fim, o adubo NPK 10-10-10 é o melhor para o desenvolvimento dessa planta. Portanto, aplique todas essas dicas para aprender a forma certa de cultivar bambu mosso sem erros.
Agora queremos saber de você! Já conhecia algumas dessas técnicas? Conte-nos na aba de comentários. Até a próxima!
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…