O pimentão é um ingrediente crucial no preparo de pratos saborosos e marcantes. Se você gosta de uma comida bem temperada e saborosa, certamente não deixa o pimentão faltar em sua cozinha. Mas você também já deve ter observado que existe mais de um tipo de pimentão, não é mesmo? Afinal, qual é a diferença entre eles? Bom, esta é a diferença entre os pimentões que nunca te contaram.
Se você não utiliza os diferentes tipos de pimentão no preparo da comida, certamente já notou que no supermercado é muito comum encontrar pimentões verdes, amarelos e vermelhos. Muitas pessoas acreditam que cada tipo de pimentão pertence a uma espécie, mas não é bem assim.
Na verdade, os pimentões verde, vermelho e amarelo fazem parte de uma única espécie, a diferença é que eles foram colhidos em épocas distintas. É isso mesmo, muito simples. Mas qual a diferença de cada um deles para a culinária? Continue lendo e entenda.
Você já deve ter observado também que os diferentes tipos de pimentões também possuem preços distintos. Isso ocorre justamente por causa da época da colheita. O pimentão verde é colhido quando ainda está verde, o amarelo quando o processo de amadurecimento está iniciando e o vermelho quando a maturação está completa.
Se você já comprou um pimentão vermelho, já deve ter notado que ele estraga muito mais rápido que o pimentão verde. Agora você já sabe o motivo pelo qual isso ocorre.
Apesar de cada um dos tipos possuir um nutriente que se destaca, ambos possuem nutrientes em comum, uma vez que correspondem à mesma hortaliça. Então, em todos eles é possível encontrar a presença de fibras e ferro, por exemplo. Além disso, os pimentões também são ricos em compostos antioxidantes, cálcio e fósforo.
Como o pimentão verde ainda não amadureceu, ele costuma apresentar um sabor mais azedo. Além disso, essa opção é a que possui menos calorias, logo, é ideal para quem deseja fazer dieta. O pimentão verde também é rico em vitamina E, e possui diversas propriedades antioxidantes. Esse é o tipo de pimentão mais barato, o cultivo ocorre por um tempo menor, logo, exigiu menos investimento.
O pimentão amarelo é rico em vitamina C. Sendo assim, também é um poderoso antioxidante e auxilia na absorção do mineral ferro. Esse mineral também já está presente no pimentão, sendo assim, é ideal para quem possui anemia. O sabor do pimentão amarelo é levemente mais adocicado em relação aos outros tipos.
O pimentão vermelho é o último a ser colhido. Ele é repleto de vitamina A, auxilia no crescimento e desenvolvimento dos tecidos e melhora a saúde da visão. Sua cor também não nega que ele é repleto de vitamina C. Ou seja, também é um grande antioxidante.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…