O feijão é um dos alimentos mais consumidos diariamente pelos brasileiros, e há quem não passe um dia sequer sem consumir a famosa combinação de feijão com arroz. Mas muitas pessoas não gostam do trabalho que o feijão dá para ficar pronto, além de gastar gás.
Existem diversos tipos de feijão e, com isso, a forma de cozimento também muda. Afinal, alguns tipos de feijão são mais resistentes que outros, o que faz com que o tempo de cozimento seja maior. Porém, com as dicas que você verá neste post, será possível economizar o gás de sua casa independentemente do tipo de feijão que você vai preparar. Então, leia tudo com bastante atenção.
Como esse alimento é consumido por praticamente todas as famílias em todo o país, cada família possui um modo de cozinhar o feijão. No entanto, existem algumas dicas muito simples que podem te auxiliar nesse momento.
Independentemente do tipo de feijão que você comprou, é muito importante realizar a escolha dos grãos. Sendo assim, o primeiro passo é espalhar todo o feijão em uma mesa e separar os grãos que estão danificados e murchos, bem como as pedras ou quaisquer outras sujeiras que vierem com os grãos.
A principal dica para que você cozinhe o feijão mais rápido e não gaste gás é colocá-lo de molho. Portanto, coloque o seu feijão de molho por, pelo menos, seis horas antes de cozinhá-lo, a fim de que os grãos se reidratem e, dessa forma, cozinhem mais rápido. Se o seu feijão for branco, descarte a água e troque durante esse processo.
Muitas pessoas gostam de cozinhar o feijão com sal, assim, quando os grãos estiverem cozidos eles também estarão, automaticamente, temperados. Porém, se você deseja economizar gás, adicionar sal ao seu feijão durante o cozimento não é ideal, pois ele dificulta esse processo. Então, deixe para colocar o sal apenas quando os grãos já estiverem cozidos.
Outra dica muito interessante é que se você errar na proporção de sal, deixando o seu feijão muito salgado, você pode colocar uma batata no caldo e deixar cozinhar por um tempo, pois ela absorverá parte do sal em excesso.
Existem ainda outras dicas que você pode utilizar no momento do cozimento a fim de economizar gás. Depois de deixar o seu feijão de molho da noite para o dia, coloque-o na panela de pressão e, assim que a panela começar a chiar, deixe cozinhando por dez minutos com o fogo ligado.
Depois, desligue o fogo e deixe a panela fechada por mais dez minutos, durante esse tempo, o cozimento irá continuar e você estará economizando gás. Feito isso, basta abrir a panela e verificar se o feijão está cozido, caso não esteja, coloque no fogo por mais alguns minutos.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…