A mudança na forma de realizar a Prova de Vida INSS já está valendo desde o primeiro dia do ano. Assim, a partir de 2023 caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) realizar a atualização. Na última terça-feira, 24 de janeiro, a portaria da previdência anunciou os procedimentos.
A Prova de Vida é um procedimento que visa a manutenção do benefício ao segurado. Assim, anualmente o pensionista ou aposentado confirmará que está apto para receber o benefício. Conforme o INSS, em 2023, espera-se que mais de 17 milhões de beneficiários façam a Prova de Vida.
Para saber sobre as atualizações do procedimento, confira as informações a seguir.
O INSS possui o prazo de dez meses para realizar a comprovação da vida. Esse período será referente ao mês de aniversário do segurado ou pensionista.
Dessa forma, após o prazo de dez meses, o INSS enviará uma solicitação ao beneficiário. Em seguida, o segurado terá dois meses para entrar em contato com o INSS e realizar o procedimento. A notificação do INSS será feita através da agência bancária do segurado, por meio do telefone 135 e do aplicativo Meu INSS.
O INSS irá realizar a Prova de Vida dos seus beneficiários através do cruzamento de dados. Assim, serão considerados:
Para isso, o segurado deverá acessar os canais de serviços do INSS. Assim, basta acessar o Meu INSS ou ligar para a central através do telefone 135.
Caso o segurado deseje realizar a Prova de Vida desse modo, poderá fazê-lo. No entanto, vale lembrar que o procedimento não é mais obrigatório.
O benefício será somente bloqueado em caso de não comprovação da vida no prazo de dois meses. Isto é, em caso de falha do INSS em localizar o segurado e comprovar a vida.
Além disso, o beneficiário ainda receberá uma notificação informando o fim do prazo e o benefício só será bloqueado 30 dias após. Nesse caso, a pessoa deverá comparecer presencialmente para realizar o procedimento.
O programa Mães de Pernambuco 2025 já está movimentando as expectativas das mamães pernambucanas. Com…
O Pé-de-Meia Licenciaturas é uma das iniciativas mais aguardadas por estudantes que buscam formação superior…
Agosto chegou trazendo uma boa notícia para quem depende do Bolsa Família e do Auxílio Gás. Saber…
Chegou o momento decisivo para milhares de trabalhadores brasileiros: o pagamento final do abono salarial…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) surpreendeu milhares de pessoas ao anunciar a devolução…
Além do valor regular do Bolsa Família, haverá um adicional de R$ 108 referente ao…