Esquizofrenia: tipos, sintomas e fatores de risco

0

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica marcada pela perda de conexão com a realidade, sendo que frequentemente o portador do transtorno sofre delírios e tem alucinações. O esquizofrênico tem afetada sua capacidade de pensar, sentir e se comportar com clareza.

 

Tipos de esquizofrenia

Os principais tipos são

  • Esquizofrenia simples – o paciente perde, progressivamente, a capacidade de interagir com outras pessoas.
  • Esquizofrenia paranoide – acontece o prenomínio de delírios e alucinações.

Fatore de risco

  • História familiar de esquizofrenia.
  • Exposição a toxinas, vírus e à má nutrição dentro do útero da mãe, especialmente nos dois primeiros trimestres da gestação.
  • Falta de oxigênio durante o parto.
  • Uso de maconha.

Se uma pessoa tiver um irmão com esquizofrenia ela tem 10% de chances de ter o transtorno. Se tiver um irmão gêmeo não-idêntico com esquizofrenia, as chances aumentam para 18%. Já, no caso de  gêmeos idênticos, a chance vai para 50%. Na hipótese da pessoa ter os dois pais afetados por esquizofrenia, as chances de desenvolver a doença sobe para 80%.

Sintomas da esquizofrenia

Os sintomas mais comuns são alucinações, delírios, pensamento desorganizado e habilidade motora anormal. Eles costumam aparecer mais cedo nos homens, sendo possível entre os 15 e 25 anos de idade. Já, nas mulheres aparecem por volta dos 30 anos.

O delírio é caracterizado por uma visão distorcida da realidade, comumente associado a perseguição. Já, nas alucinações o paciente escuta vozes, que por vezes o ordenam a fazer alguma coisa, como pular de um edifício.

Importante saber que a esquizofrenia é uma doença progessiva, sendo que o processo de desenvolvimento pode levar anos. De um modo geral, os paciente não são violentos, mas quando estão passando por um surto podem ficar agitados.

Quanto antes ela for diagnosticada e o tratamento tiver início, mais chances o paciente terá de viver uma vida normal, sem prejuízos na carreira ou vida social. Na dúvida, procure um profissional da saúde.

Leia também:
Mais 1,2 milhão de doses da CoronaVac serão entregues HOJE
Granola caseira: saiba como fazer receita na frigideira super rápida

Acesse diariamente o site do Brasil 123 e curta nossa página do Facebook para acompanhar mais dicas de saúde e bem-estar, bem como notícias do Brasil e do mundo!

Leia Também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.