Espera pela vacina aumenta ansiedade entre os brasileiros

País que já é considerado o mais ansioso do mundo, vê casos da condição aumentando durante a espera pela imunização contra a Covid-19

0

Com a imunização contra a Covid-19 sendo realizada de forma gradual no país, muitos brasileiros, principalmente os jovens sem comorbidades, veem a espera se tornando um momento de angústia e ansiedade; o que está desequilibrando e muito, a saúde emocional destes indivíduos.

Com grande parte dos idosos e adultos imunizados, a população, considerada uma das mais ativas, que gira de 25 a 40 anos, ainda espera a vez para enfim, se sentirem protegidos contra esse vírus que assola todo o planeta.

À medida que a data de vacinação prevista se aproxima, muitos desses jovens acabam ficando ainda mais ansiosos, receando problemas como desabastecimento ou mudanças de última hora no calendário.

O resultado disso tudo: muita ansiedade, insônia e até transtornos alimentares; fazendo com que o país considerado o mais ansioso do mundo, ainda supere seus índices.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade e a depressão afeta 5,8% da população.

Diante desta grave realidade, o ideal é buscar alternativas para amenizar estes momentos de ansiedade pela espera da vacina, antes que a condição se agrave e se torne efetiva. Veja alguns exemplos!

Mude o foco!

Apesar da espera parecer longa e a atenção ao calendário importante, mudar o foco no dia a dia pode ajudar a controlar este estado de ansiedade.

Portando, evitar noticiários trágicos sobre a doença e dispensar um tempinho para uma leitura relaxante pode ajudar. Isso não significa que você deve ficar desatualizado, mas sim, não focar toda a sua atenção a um tema que gera insegurança e medo.

Outras atividades prazerosas como Ioga e Meditação também podem ajudar a esvaziar a mente dos pensamentos negativos.

Pratique um exercício

Nada melhor do que praticar um exercício físico para ocupar a mente e corpo. Durante a espera da vacina, dar aquele reforço ao organismo mantendo uma rotina mais saudável pode ser tão eficiente, quanto à imunização.

Visto que ainda é preciso seguir as medidas de isolamento, praticar uma atividade ao ar livre pode ser a alternativa mais interessante. Para isso, que tal uma caminhada ou corrida no parque.

Pedalar também vem sendo uma prática muita realizada durante a pandemia.

Viva o presente!

Muitos dizem que a ansiedade é o excesso pelo futuro, portanto, se concentrar no presente pode ser a melhor forma de reduzir esta sensação, durante a espera pela vacina.

Saiba que ela vai chegar e enquanto a data ainda não está perto, sem dúvidas, há inúmeras outras coisas para ir organizando, já que a vida normal está prestes a voltar (ou quase).

Seguindo essas dicas, os momentos de tensão e ansiedade poderão ser reduzidos, porém, caso a condição já esteja em um grau mais avançado, nada melhor do que buscar ajuda médica.

Para esses casos pode ser indicado o uso de medicação, assim como tratamentos alternativos como as psicoterapias.

 

Leia mais: Vacinação Covid-19: Dimas Covas não vê necessidade de 3ª dose de reforço

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.