Entenda por que a renúncia do presidente da Eletrobras animou sindicatos

Wilson Ferreira Júnior anunciou que vai deixar a presidência da estatal. Sindicatos comemoram muito essa notícia

1

Wilson Ferreira Júnior não será mais o presidente da Eletrobras a partir do próximo dia 5 de março. Ele anunciou neste final de semana que vai deixar o comando da estatal. Sindicatos que representam trabalhadores comemoram a decisão.

Mas por que? Acontece que Wilson estava na empresa com um objetivo claro: privatizar a Eletrobras. Ele nunca escondeu isso de ninguém. Desde que assumiu o cargo, ainda no Governo Temer em 2017, ele vem tentando fazer isso.

Além disso, ele sempre falou que o seu objetivo era mesmo “diluir o poder da União nas contas da empresa”. Pois bem, é justamente por isso que os sindicatos o temiam de todas as formas. Eles não querem a privatização da estatal.

Esses sindicatos afirmam que uma privatização acabaria gerando muito prejuízo para os direitos dos trabalhadores. Isso porque, ainda na visão deles, empresas privadas poderiam controlar a vida desses empregados.

Por outro lado, boa parte dos especialistas em economia afirmam que a privatização da Eletrobras poderia acabar ajudando o Brasil. Eles afirmam que isso seria importante para equilibrar as contas públicas neste momento.

Privatização da Eletrobras

O assunto, no entanto, é muito polêmico. Há alguns meses, milhares de trabalhadores dos Correios deflagraram uma greve nacional. Entre as pautas, eles trouxeram justamente o pedido pela não privatização da empresa que é estatal.

Seja como for, especialistas econômicos dizem que a saída de Wilson da presidência indica que Bolsonaro não vai conseguir privatizar a empresa. Aparentemente, até o mercado parece entender essa realidade. As ações da Eletrobras caíram 6% depois da notícia.

E você? O que acha sobre o assunto? Privatizações são boas para a economia? Ou são ruins para os direitos do trabalhador?

Leia Também:

1 comentário
  1. […] Governo Federal está criando neste momento uma Medida Provisória (MP) para agilizar o processo de privatização da Eletrobras. De acordo com as informações do Jornal O Globo, eles devem apresentar essa MP a qualquer […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.