Entenda o que muda na regra dos pontos da aposentadoria em 2021

Como se sabe, o Brasil está passando por um período de transição na Reforma da Previdência. Veja como será a regra dos pontos em 2021

8

Com o ano de 2021 batendo na porta, os trabalhadores querem saber o que muda na previdência a partir da sexta-feira (1). Eles realmente precisam ficar atentos nestas mudanças. É que o Brasil está vivendo um período de transição no formato da previdência.

Na prática, isso quer dizer que as regras para se aposentar irão mudar muito nos próximos anos. Esse período de transição tende a permitir que as mudanças não aconteçam de uma só vez. Isso portanto vai dar mais tempo para o trabalhador se adaptar.

Uma das mudanças para 2021 é na regra dos pontos da aposentadoria. Calma. Se você não conhece essa regra, a gente explica. Por esse formato, o trabalhador não precisa se aposentar pela idade mínima de contribuição de 62 anos para as mulheres e de 65 anos para os homens.

O sistema de pontos é a soma do seu tempo de contribuição com a sua idade. Assim, para saber quantos pontos você tem basta somar a sua idade com o seu tempo de contribuição no INSS. Se você tem 30 anos e 12 de contribuição, você tem 42 pontos.

Para se aposentar por esse sistema, você precisa atingir a pontuação mínima. Agora em 2020, essa pontuação mínima é de 87 pontos para as mulheres e 97 pontos para os homens. Mas essas são as regras de 2020 e que portanto irão mudar em 2021.

Regra dos pontos

Em 2021, chegar nessa pontuação vai se tornar um pouco mais difícil. É que vai ser preciso 88 pontos para as mulheres e 98 pontos para os homens. Assim, nós estamos falando de um ponto a mais para cada um dos dois.

E essa progressão deverá seguir assim até 2033, sempre aumentando um ponto por ano até que as mulheres cheguem em 92 pontos e os homens em 100 pontos. É portanto um processo de progressão que vai deixar a aposentadoria mais difícil para muita gente no país.

Avalie o Artigo:

Sucesso na Internet:

8 Comentários
  1. Beto Diz

    essa progressão deverá seguir assim até 2033, sempre aumentando um ponto por ano até que as mulheres cheguem em 92 pontos e os homens em 100 pontos.
    Algo errado aí. Nessa progressão em 2033 os homens estarão somando 110 e as mulheres 102. O correto seria 2023

  2. Eduardo L. Da Silva Diz

    Como que o Cidadãos Brasileiro aposenta nesse PAIS, com essas mudanças, agora o Brasileiro fica desempregado e sem aposentadoria, se com 45 a 50 ninguém que dá emprego, já pensou você com 50 a 65 vai ficar todo esse tempo desempregado.

  3. Eduardo L. Da Silva Diz

    Como que o Cidadãos Brasileiro aposenta no Brasil com essas mudanças na PREVIDENCIA DO INSS, agora o Brasileiro fica desempregado e sem aposentadoria, se com 45 a 50 ninguém que dá emprego, já pensou você com 50 a 65 vai ficar todo esse tempo desempregado.

  4. Eduardo L. Da Silva Diz

    O Governo Federal não quer que Cidadãos Brasileiro não aposente no Brasil, com essas mudanças na PREVIDENCIA DO INSS, agora o Brasileiro fica desempregado e sem aposentadoria, se com 45 a 50 ninguém que dá emprego, já pensou você com 50 a 65 vai ficar todo esse tempo desempregado.

  5. Eduardo L. Da Silva Diz

    Se a Pandemia não conseguiu matar a população, agora o Governo vai matar de fome, o Cidadãos Brasileiro não aposente no Brasil, com essas mudanças na PREVIDENCIA DO INSS, agora o Brasileiro fica desempregado e sem aposentadoria, se com 45 a 50 ninguém que dá emprego, já pensou você com 50 a 65 vai ficar todo esse tempo desempregado.

  6. Sônia Aparecida do Carmo Diz

    tenho 62 anos sou autonoma tem geito de receber aponsentadoria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.