Entenda o que é a octanagem da nova gasolina brasileira

A lei que cuida da implantação da nova qualidade da gasolina brasileira já está em vigor desde o começo de agosto e ela trás como uma das mudanças o aumento da octanagem

0

Os legisladores brasileiros aprovaram que a gasolina presente no mercado brasileiro receba um aumento de qualidade a partir de janeiro de 2022. No entanto, um dos itens que receberam a atenção foi a baixa octanagem do nosso combustível e a nova gasolina vai receber um aumento na sua octanagem.

Entretanto, nem todos os leitores sabem o que é a octanagem do combustível e por isso o Brasil 123 carros vai te explicar hoje o que é a octanagem e como ela funciona par aumentar a potência do seu carro.

A octanagem e a potência do seu carro

Essa cena se repete todos os dias por todo o Brasil mas você sabe a octanagem do seu combustível? ( Fonte: motorshow.com.br)

A octanagem de um combustível é uma medida de qualidade que pode ser feita somente através de ensaios em laboratórios. Infelizmente nós não podemos fazer na bomba de combustível.

Essa medida diz respeito a pressão que o combustível consegue sofrer antes de explodir dentro do cilindro, Dessa forma, se o combustível conseguir segurar muita pressão antes de explodir o mesmo vai gerar mais força para levar o carro para frente.

Por isso, os combustíveis que conseguem aguentar muita pressão antes de explodir são chamados combustíveis de alta octanagem.

Até janeiro de 2022 todos os postos de combustíveis devem começar a vender a gasolina com 93 RON. A sigla RON está em inglês e quando traduzida significa pesquisa do número de octanas.

Atualmente o RON do combustível brasileiro é de 92. Esse aumento com certeza vai deixar o seu carro muito mais potente nas arrancadas do dia-a-dia.

Brasil 123 carros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.