Entenda como vai funcionar o programa de demissão do Banco do Brasil

Banco dividiu o programa em duas partes. O objetivo é chegar na marca de 5 mil demissões voluntárias até fevereiro

2

O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (11) que vai criar um Programa de Demissão Voluntária (PDV). Como o próprio nome já diz, é um programa onde as pessoas escolhem se demitir por vontade própria. Elas ganham alguns benefícios.

Na verdade, o Banco decidiu criar dois programas. Um é um PAQ e o outro é um PDE. Na prática, os dois formatos permitem as demissões voluntárias, mas eles são diferentes em alguns aspectos. Vamos explicar aqui.

O PAQ é o Programa de Adequação dos Quadros. Aqui, o trabalhador do Banco do Brasil vai poder se demitir. Mas aqui ele vai poder também optar por uma movimentação horizontal. Assim, ele poderá ir trabalhar em outra agência com o mesmo cargo, por exemplo. É portanto apenas uma mudança.

Já o PDE é o Programa de Desligamento Extraordinário. Nesse caso, é um programa apenas para demissões. Assim, o trabalhador vai lá e se demite por vontade própria. Aqui o objetivo do Banco do Brasil é chegar em 5 mil demissões até 5 de fevereiro.

De acordo com as informações da estatal, o Banco vai fechar 361 unidades pelo Brasil. Entre elas, serão 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimentos. Por isso, eles terão que fazer esses cortes e remanejamentos.

Banco do Brasil

Normalmente, quando alguém se demite perde uma série de direitos trabalhistas da rescisão. Na PDV não é diferente. Mas nesse caso as empresas dão algum benefício a mais para o trabalhador. Clicando aqui nesse link você vai ver os detalhes de como funciona um PDV. 

No caso do Banco do Brasil, a empresa não especificou para o mercado quais seriam esses benefícios que eles dariam para os trabalhadores. Seja como for, a tendência é que eles divulguem essas informações em breve.

Leia Também:

2 Comentários
  1. […] de acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) as mulheres possuem um medo maior da demissão se compararmos com os […]

  2. […] ainda estão tentando digerir o anúncio do Programa de Demissão Voluntária (PDV) do Banco do Brasil. Em apenas três dias desde que o banco revelou o plano, várias entidades e […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.