Enquete para nova data do Enem termina nesta terça (30)

A enquete para a votação da nova data do Enem foi aberta após cancelamento da realização do exame em novembro pelo INEP.

1

Nesta terça-feira (30/6) é o último dia para os estudantes que ainda não o fizeram, votarem na enquete para definição da nova data do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020. A votação via enquete foi determinada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) após o cancelamento da realização da prova. Anteriormente, o Enem iria ser realizado no mês de novembro, porém, em função da pandemia do novo coronavírus, teve sua data alterada.

Foram disponibilizadas três datas para que os estudantes inscritos no Enem pudessem votar. Sua realização seria definida ainda em 2020, no mês de dezembro, em janeiro de 2021 ou maio de 2021.

Para votar, o candidato deve acessar a página do participante com seu CPF e senha.

Enquete resolve apenas parte dos problemas

A votação da enquete do Enem começou este mês sob polêmicas, em especial em relação às datas oferecidas pelo Inep. Segundo os estudantes, todas as possibilidades de data seriam muito próximas e não ofereciam tempo para eles se prepararem. Após a suspensão das aulas presenciais, muitos estudantes se sentiram prejudicados e teriam que utilizar o prazo extra para realização do exame para se dedicar a estudar os conteúdos que não foram aprofundados em sala.

De acordo com especialistas na área da educação, a mudança de datas no Enem não é o suficiente para diminuir as desigualdades. Em primeiro lugar, existe uma questão sanitária, com a qual muitas pessoas se preocupam, uma vez que ainda é muito cedo para saber se a pandemia já estará controlada até a data de realização do Enem.

Em segundo lugar, a desigualdade social pode afetar ainda mais os estudantes em situação de vulnerabilidade. Isso porque as escolas públicas dificilmente conseguirão repor os conteúdos de maneira adequada, em especial em um prazo tão curto. Dessa forma, o desempenho desses estudantes no exame pode ser prejudicado. Paralelamente, muitos estudantes vivem em situações precárias que não permitem que eles tenham o tempo necessário para estudar. Nesse caso, os chamados “intensivos” que serão oferecidos pelas escolas no período de reposição não serão plenamente aproveitados.

1 comentário
  1. […] do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, que seria realizado no mês de novembro, foi aberta enquete para que os estudantes pudessem escolher a data mais adequada para remarcação do exame. […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.