Enem 2020 tem menor número de inscritos desde 2011

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem causado polêmica desde o início de suas inscrições.

1

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na tarde desta quinta-feira (28/5), os dados oficiais do Enem 2020. De acordo com as informações publicadas no portal do Inep, a edição de 2020 do exame recebeu 6.121.363 inscrições. Dentre os inscritos, 6.020.263 optaram pela realização da prova impressa, ou seja, a prova presencial. Os demais 101.100 participantes do exame optaram pela realização da prova on-line, realizada pela primeira vez este ano.

Enem 2020 em meio à pandemia do novo coronavírus

Em decorrência da pandemia de Covid-19, o Ministério da Educação (MEC) e o Inep optaram pelo adiamento da prova, inicialmente marcada para novembro, tanto no formato impresso quanto digital. Da mesma forma, a prova já foi alvo de diversas polêmicas este ano, com reclamações de estudantes que enfrentavam dificuldades para realizar suas inscrições, para emitir o boleto de pagamento ou para solicitar a isenção da taxa de inscrição.

A nova data para realização do Enem ainda não foi definida. Em contrapartida, a nova data deverá contar com consulta aos inscritos, prevista para junho desse ano. Sob o mesmo ponto de vista, o Inep espera que a nova data definida seja definida de acordo com o período mais adequado para os estudantes.

Quem vai realizar a prova em 2020

Ainda segundo informações do Inep, 87% dos 6,1 milhões de inscritos foram isentos do pagamento da taxa de inscrição da prova, que teve suas inscrições encerradas na última quarta-feira (27/5).

Dos alunos que finalizaram a inscrição do Enem, 65% já haviam concluído o ensino médio em anos anteriores. O percentual de concluintes do ensino médio corresponde a 23%, seguido por 12% de “treineiros”. “Treineiros” são aqueles alunos que ainda não concluíram o ensino médio, mas desejam começar a se preparar para a prova desde agora. Ou seja, são aqueles que querem “treinar” para a prova antes de mesmo de precisar usar a nota do Enem para algum vestibular.

O número de inscritos do Enem obteve seu recorde de inscrições nos últimos anos em 2014, quanto atingiu a marca de 9,4 milhões de inscritos. Por fim, neste ano, o número de inscritos (6,1 milhões) foi inferior ao total de 6,2 milhões de inscritos em 2011.

1 comentário
  1. […] Exame Nacional do Ensino Médio promove o uso do nome social em desde 2014. A prática foi determinada pelo Instituto Nacional de […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.